Colégio Web

Federalismo x centralismo

Publicidade

4. Federalismo x centralismo: 

Surgiram disputas entre os federalistas e os centralistas, por causa da forma de governo escolhida (república ou monarquia), concentrando assim todos os problemas dentro das nações, em forma de organização do Estado. 

Dentro dessas disputas, haviam algumas tendências de lideranças políticas tanto liberais como conservadoras. 

Essas lideranças eram próprias da época, passando a não ter muita importância, mostrando que o liberalismo era considerado uma fachada, no que diz respeito a defesa de todos os interesses comuns, lembrando que o conservadorismo era considerado um campo ideológico comum, que servia para qualquer facção que estivesse envolvida nas disputas. 

O federalismo, era considerado o começo da autonomia com relação ao poder central, sendo assim uma das expressões políticas que faz parte do liberalismo. 

Mesmo com tudo isso, podemos dizer que todos os grandes proprietários rurais, que eram do lado oposto ao liberalismo, começaram a surgir igual ao seus cruéis defensores, onde a descentralização própria do federalismo assegurava seu dominio regional ou local. 

O centralismo era considerado uma marca do conservadorismo, que era defendido por comerciantes dos maiores centros urbanos, como por exemplo, Buenos Aires.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados