Colégio Web

Dia do Soldado Desconhecido – 11 de novembro

Entenda todos os mistérios desta data

Publicidade

Certamente você já deve ter ouvido falar no Túmulo do Soldado Desconhecido, mas o que muitas pessoas não sabem o que isto quer dizer e o que isto significa, ou mesmo quem foi este soldado. Menos ainda se sabe que no dia 28 de novembro é comemorado o Dia do Soldado Desconhecido.

dia-do-soldado-desconhecido

Chamamos de túmulo do Soldado Desconhecido como o nome que receberam os monumentos erigidos para que possam honrar os soldados que morreram em tempos de guerra, sem que os seus corpos pudessem ser identificados. Em sua maioria este é um túmulo simbólico representando os soldados de um país que moraram em um conflito sem identidade conhecida. Alguns, porém possuem os restos mortais de soldados falecidos durante as guerras, outros não.

Esta prática curiosa surgiu no Reino Unido quando no final da primeira Guerra Mundial o país acabou enterrando um combatente desconhecido em nome de todos dos exércitos de império britânico que foram mortos, este enterro aconteceu na Abadia de Westminster no ano de 1920. A cerimônia tinha como objetivo dignificar todos os soldados que deram a vida pelo império Britânico.

Curiosidades sobre a data

dia-do-soldado-desconhecido-2

Com a ideia de honrar a memória dos combatentes mortos em batalha, dando toda a sua via pela pátria ou ainda por ideais, a ocorrência das mortes não identificadas durante os períodos de guerra é comum e ainda mais comum que muitos que tenham morrido em combate em terras estrangeiras e não podem ser levados para seu país de origem.

Já o Brasil é considerado como um dos países que homenageiam estes soldados anônimos, criando no Rio de Janeiro um monumento Nacional para os Mortos da Segunda Guerra Mundial que acabou sendo inaugurado em meados de junho de 1960.

Este é um monumento que conta com uma urna onde foram reunidos os restos mortais de soldados não identificados, o que simbolizou os pracinhas que perdiam a vida na Segunda Guerra na Itália, quando foram lutar ao lado dos americanos contra os alemães de Hitler.

O dia de comemoração do soldado desconhecido é a representação de todos os soldados que morreram na Força Expedicionária Brasileira, o que ocorre na data de 2 de maio. Os corpos destes soldados foram trazidos para o Brasil e enterrados no monumento onde atualmente existe uma pira que fica permanentemente acesa em homenagem aos soldados que foram perdidos em batalhas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados