Colégio Web

Dia de Todos os Santos – 1º de Novembro

Conheças as origens desta data dedicada a celebrar a honra de todos os santos e mártires.

Publicidade

Os santos geralmente ganham dias específicos para sua homenagem, mas existe uma data criada que tem como principal objetivo fazer uma homenagem para todos os santos e mártires, e que abrange os católicos, ortodoxos, anglicanos e também os luteranos. Este é um dia que não é considerado como feriado no Brasil.

dia-de-todos-os-santos

Uma curiosidade com relação a data no Brasil é o fato de que ele precede o chamado Dia dos Fiéis Defuntos, que se tornou mais conhecido no Brasil apenas como Dia de Finados. Este sim é considerado como um feriado no Brasil.

Origem do Dia de Todos os Santos

Este é um dia que acaba sendo definido como uma festa que honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos. A tradição teria começado no século 2 d.C., quando os professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, orando para todos eles para que intercedessem a seu favor.

Assim como aconteceu com praticamente todas as datas importantes do calendário cristão, o Dia de Todos os Santos passou por modificações com relação a data de comemoração. A partir século 5 d.C., a data era comemorada no dia 13 de maio. Mas posteriormente foi alterada para o mês de novembro, sendo uma ação realizada pelo Papa Gregório III.

dia-de-todos-os-santos-2

Este papa, inclusive, dedicou uma capela em Roma para Todos os Santos, ordenando que eles fossem homenageados no dia 1º de novembro. Ninguém sabe, ao certo, os motivos que levaram a mudança da data para o mês de novembro, mas a teoria mais aceita é de que a mudança foi realizada com o objetivo de deixar o Dia de Todos os Santos mais perto de um outro feriado que já existia na Inglaterra.

Os ensinamentos cristãos atuais pregam que este dia deve ser dedicado aos fiéis como a reafirmação do chamamento de Cristo, dirigido a cada uma das pessoas na Terra, para o seguir e ser santo, sempre seguindo a imagem de Deus.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados