Colégio Web

O domínio macedônio

1O Império Macedônico acabou sendo considerado um dos grandes impérios da Antiguidade. As expansões conquistadas por Alexandre Magno fizeram com que as fronteiras ultrapassassem a Grécia e chegassem à Índia. Com o sucesso no Império Macedônico, houve mais fusão cultural entre elementos do Ocidente e Oriente.

Publicidade

O norte da Grécia agrupou vários povos que tinham origem comum ao povo grego. Assim, os macedônicos conquistaram o poder e centralizaram suas decisões. Já na Grécia, a cidade estado era o principal espaço de decisão política. O rei Felipe II foi um dos que mais observou que a guerra dentro da Grécia acabava gerando fortes impactos políticos e até mesmo o enfraquecimento da região. Não à toa, o próprio Felipe avançou pelo território grego. Foi o principal governante entre 359 a.C. e em 338 a.C. quando já tinha Tebas e Atenas sob sua tutela.

Um aspecto que chama a atenção do modo de guerrear dos macedônicos está na falange. Uma espécie de unidade militar com soldados munidos de elmos, escudos e lanças. Tudo montado de forma geométrica, para melhorar os ataques e preparar as defesas.

O principal trunfo do exército macedônico foi a criação das falanges. As falanges eram unidades militares formadas por soldados armados de elmos, escudos e lanças, dispostas de forma geométrica, o que garantia um eficiente ataque e uma sólida defesa. No ataque ao inimigo, destacou-se o uso das lanças, que poderiam atingir o inimigo a distâncias maiores do que com uma espada. A mobilidade de formas mantinha uma unidade compacta na hora de se defender dos inimigos e, quando atacados, os soldados podiam adotar as formas de um quadrado, de um retângulo ou mesmo de um círculo.

Alexandre e o Império Macedônico

Os macedônicos, durante o reinado de Felipe, conquistaram a Grécia em 338 a.C. com a batalha de Queronéia.
O sucessor de Felipe, seu filho Alexandre Magno, assumiu o trono após a conquista da Grécia, e proporcionou a expansão do império para o Oriente Médio.

Em 333 a.C., Alexandre destruiu o exército persa liderado pelo rei Dario III, na batalha de Issos. Em 334 a.C chegou à Fenícia onde conquistou a cidade de Tiro, logo depois seguiu para o Egito onde foi acolhido como o filho de deus pelos sacerdotes do templo de Amon-Rá. Em 331 a.C Alexandre assumiu o trono de rei dos persas após executar uma invasão no Reino Persa.

O Império Macedônico funda o mais vasto dos impérios da humanidade com a conquista da Palestina e da Índia. Em 323 a.C Alexandre Magno morre aos 33 anos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados