Colégio Web

Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

2O Dia Internacional da Mulher é lembrado, em todo o mundo, na data de 8 de março. É um forte marco, pois o fato que motivou tal data aconteceu no início do século XX. Foi nos Estados e na Europa, em um contexto de várias lutas femininas que estavam sendo travadas por melhores condições de trabalho e vida. Até mesmo pelo direito ao voto ainda se lutava. Nesse espírito, a militante alemã Clara Zetkin sugeriu que fosse realizada a Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague. O evento se deu em 1910, quando foi instituído o Dia Internacional da Mulher.

Publicidade

O fato é que em 1917, na Rússia, a celebração do Dia Internacional da Mulher acabou sendo marcada por vários protestos que foram reprimidos de forma brutal. Era o início da Revolução de 1917, contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial.

Ainda como forma simbólica de se compreender a data, talvez a principal para a escolha desse dia, lembra-se do 8 de março de 1857 quando várias trabalhadoras de uma indústria têxtil de Nova York realizaram um protesto e foram reprimidas com violência e mortes fatais após terem sido trancadas em um prédio que foi incendiado de forma criminosa. Mais de 130 mulheres foram mortas.

O Dia da Mulher no mundo

1E como o Dia Internacional da Mulher é visto no mundo? Há variações a depender de cada região. Na União Soviética, especialmente ao longo do stalinismo, a data acabou sendo foco de propaganda partidária. Já nas nações do Ocidente, desde o início do século, por volta de 1920, a data tem sido recuperada pelos ideais feministas. Atualmente, observa-se mais um caráter festivo e comercial para o 8 de março. As operárias mortas não são lembradas em todos os países e o clima de rosas vermelhas acaba tomando conta da atmosfera.

O ano de 1975 foi definido pela ONU como o Ano Internacional da Mulher. Já em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher acabou sendo aceito pelas Nações Unidas, como forma de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

As próprias mulheres devem compreender essa data com o sentido simbólico da luta travada por operárias corajosas do nosso passado. A ideia é que hoje o público feminino também se rebele contra outros tipos de prisões e incêndios que são impostos pelo mesmo regime capitalista que continua a vigorar no mundo. E você, o que acha?

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados