Colégio Web

Dia da Europa – 9 de maio

Conheça um pouco mais sobre a data que homenageia o Velho Continente.

Publicidade

A utilização do nome “Europa” veio de forma gradual ao longo de toda a história. Foi Heródoto que em referência a mapas anteriores, mas sem especificar o nome de forma explícita, acabou descrevendo o mundo dividido em três grandes continentes, entre eles a Europa, a Ásia e a Líbia, o Nilo e o rio Fasis formariam suas fronteiras, em contrapartida, alguns também apontam que o rio Don, ao invés do rio Fasis faria a fronteira entre a Europa e a Ásia.

dia-da-europa

No Livro dos Jubileus, Flavius Josephus acabam descrevendo os continentes determinados como as terras que são dadas por Noé com seus três filhos, sendo a partir disto a Europa determinada entre as colunas de Hércules e o Estreito de Gibraltar.

Muitas vezes a palavra “Europa” é utilizada para refletir apenas os países que fazem parte da União Europeia, em contrapartida, o Conselho da Europa possui 47 países que são membros, e somente 28 estados membros que estão na União Europeia.

De forma geral, determinada por geógrafos, a Europa é definida como a Península ocidental da Eurásia, com seus limites devidamente marcados por grandes massas de água no Norte, oeste e inclusive ao sul, com limites da Europa para o Extremo Oriente, são devidamente tomadas pelos Urais, rio Ural e o Mar Cáspio, isto a sudeste as montanhas de Cáucaso, os Mares Negros, e em vias que poderão ligar o Mar Negro até o Mar Mediterrâneo.

Curiosidades sobre a data

dia-da-europa-2

Todos os anos o Dia da Europa é comemorado na data de 9 de maio, e festeja-se a paz bem como a unidade do continente da Europa. Levando isto em conta, esta data assinala o aniversário da Declaração de Schuman, em um discurso que foi realizado em Paris no ano de 1950.

Robert Schuman, que era considerado como Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, cada um deles poderão expor a visão de uma nova forma de cooperação política na Europa. Este processo tornaria de forma impensável a eclosão de guerras entre países europeus.

Para comemorar esta data as instituições europeias abrem portas para o público em maio em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. Com isto as representações da UE na Europa e no restante do mundo acabam por organizar uma série de atividades e de evento para muitas finalidades e para todas as idades.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados