Os museus nada mais são do que centros culturais, voltados a assuntos diversos, entre eles ciências, jardins, zoológicos, entre diversas outras coisas. Estas são instituições levadas em conta como espaços para educação não formal.

dia-internacional-dos-museus

O que isto significa? Significa que neste tipo de ambiente, bem o oposto do que acontece em sala de aula, os visitantes não possuem a obrigação de aprender sobre algo, e seus conhecimentos não são colocados à prova, estando livres para fazer escolhas conforme suas necessidades, este é um tipo de educação que está associado junto dos museus, sendo mais participativa e acima de tudo descentralizada.

Bem o oposto do que acontece na escola, a visita a um museu poderá oferecer tempos diferenciados e acontecer de forma paulatina ao longo da vida em um mesmo lugar. Cada pessoa poderá observar, compreender e absorver tudo o que estiver exposto ou escrito de forma diferente conforme a sua necessidade.

Qual a importância do Dia Internacional dos Museus?

Existe uma grande importância para o dia internacional dos museus, que é basicamente desmistificar o fato de que museus são considerados atividades para pessoas de elite ou intelectuais, o que não é em nada verdade.

Aqui no Brasil os museus são definidos como casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que acabam por sua vez por ganhar corpo através de cores, de imagens e de sons além de formas.

dia-internacional-dos-museus-2

O dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Mundial do Museu, esta foi uma data estabelecida através do Comitê Internacional de Museus (ICOM), levando em conta o objetivo de chamar a atenção desta sociedade e do público para a importância que os museus possuem. São diversos museus que são responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade.

São muitos os tipos de museus, entre eles os museus de história natural que preservam a fauna e flora, e inclusive em alguns é possível até mesmo conhecer animais pré históricos e extintos, os museus de arte, onde podemos encontrar muitas obras de arte e movimentos artísticos, os museus sobre etnias que existem vários tipos de museus que contam e preservam a história e a cultura de muitos povos.

Existe também os museus de tecnologia, que tratam principalmente da evolução da ciência e conhecimento científico da humanidade, entre eles podemos citar o museu do telefone, automóvel, entre diversas outras coisas.