Colégio Web

Imigração Japonesa – 18 de junho

Chegada dos japoneses no Brasil é bastante comemorada.

Publicidade

A partir do final do século XIX foi que o Japão acabou atravessando uma crise demográfica, com o final do feudalismo e o começo da mecanização da agricultura que ocorriam de forma rápida tirando o emprego de muitas pessoas.

imigracao-japonesa

A população que vivia no campo começou a migrar para as cidades, e assim fugir da pobreza e oportunidades de emprego começaram a se tornar cada vez mais raras, formando neste sentido, uma massa de trabalhadores rurais que se tornavam praticamente miseráveis.

No Brasil, havia uma falta de mão de obra na zona rural. E a partir do ano de 1902 o governo da Itália acabou proibindo a imigração de italianos para São Paulo, deixando as fazendas do café, este que era o principal produto exportado pelo Brasil nesta época. Com isto o governo brasileiro precisava encontrar uma nova fonte de mão de obra para trabalhar.

Os japoneses por sua vez foram proibidos de imigrar para os Estados Unidos devido a primeira Guerra Mundial, e não eram bem recebidos em outros países. O Brasil acabou se tornando um dos poucos países do mundo a aceitar estes imigrantes.

Importância da data

imigracao-japonesa-2

O Brasil é o país atualmente que possui a maior quantidade de japoneses fora do Japão. Totalmente integrados a nossa cultura, estes acabam por contribuir com o crescimento de nossa economia, e desenvolvimento de cultura do nosso país. Eles acabaram trazendo consigo a grande vontade de trabalhar, bem como a sua arte, costumes, a língua, suas crenças e seus conhecimentos, que puderam contribuir muito para que o nosso Brasil pudesse crescer.

Junto de diversas outras culturas, os japoneses formaram o lindo e incrível, além de especial painel multicultural que era chamado é chamado de Brasil.

Algumas curiosidades devem ser lembradas, além da data de 18 de junho como o dia da imigração japonesa. Como por exemplo, podemos citar que os estados brasileiros com maior porcentagem de descendentes de japoneses são São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Entre as denominações dos descendentes de japoneses, a primeira geração são os isseis e os imigrantes, a segunda geração são os nisseis e seus filhos, e a terceira geração são os sanseis e seus netos, a quarta geração serão os yonseis e seus bisnetos que trazem toda a sua rica cultura para o Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados