Colégio Web

Dia de São João – 24 de Junho

Publicidade

Com o mês de junho chegando não tem jeito. Já pensamos na fogueira, nas bandeirinhas coloridas, no quentão, no vinho quente, no curau, no pinhão, na canjica, nas músicas típicas. Ou seja, em todas as delícias que a festa junina, ou festa de São João, traz com ela.

Porém, como a festa já é tão típica no nosso país e já faz parte da vida de todo mundo desde que todo mundo nasceu, muita gente não faz ideia de como ela surgiu e nem de detalhes de sua história.

E é exatamente por isso que separamos aqui uma série de informações sobre a origem da tão tradicional festa de São João.

A história da festa de São João

Festa de São João - origem e detalhes

Conhecida como uma das mais brasileiras das festas, a verdade é que a festa de São João não nasceu por aqui e tem uma origem mais antiga do que você pode imaginar. Isso porque o seu começo remonta a celebrações pagãs que aconteciam antes do Cristianismo.

Elas aconteciam durante o solstício de verão, no dia 21 de junho (no hemisfério Norte), e celebravam a colheita. Porém, com a ascensão do cristianismo, as celebrações pagãs foram pegas pela Igreja Católica, que as tornaram festas em homenagens a santos. Foi assim que surgiu a festa de São João.

Ao Brasil, as festas foram trazidas pelos portugueses durante a vinda da Coroa portuguesa para o país. E foi aqui que ela ganhou alguns elementos simbólicos que são tão tradicionais hoje em dia, como a quadrilha e o casamento caipira.

Além disso, foi também aqui no Brasil que outras tradições surgiram. Entre elas a fogueira (por causa do frio da época), o pau de sebo, o correio elegante e os fogos de artifício. E foram todos esses detalhes que acabaram transformando o São João em uma festa tão típica e tão adorada em todo o Brasil.

Festa de São João origem detalhes

A festa ganhou fácil aderência por aqui, mesmo pelos índios e pelos negros que viviam aqui. Isso porque as comemorações eram muito parecidas com aquelas que eram realizadas em sua cultura de origem.

E foi assim que aos poucos a festa de São João se enraizou aqui no Brasil, tendo mais destaque no Nordeste do país, onde a data é um verdadeiro acontecimento. Uma curiosidade bastante interessante é que as comidas que hoje são típicas da festa, só se fizeram presente porque a comemoração acontecia em época de boas colheitas de milho.

Foi assim então que os bolos, os caldos, a pamonha, o curau, a pipoca, a canjica, o milho cozido e muitos outros acabaram se tornando comidas realmente típicas da festa de São João.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados