Colégio Web

Dia de Santo Antônio – 13 de junho

Conheça um pouco mais sobre este importante ícone religioso e algumas curiosidades sobre a data.

Publicidade

Santo Antônio foi considerado como um importante doutor na igreja, e viveu na virada dos séculos XII e XIII. Nasceu no ano de 1191 em 15 de agosto em Lisboa, Portugal. A famosa igreja de Santo Antônio foi devidamente construída de forma próxima a Sé, um local determinado onde conforme a tradição nasceu o santo.

dia-de-santo-antonio

Ele começou a sua vida religiosa atuando como frade agostinho no Convento de São Vicente de Fora, e depois disto acabou partindo para o Convento de Santa Cruz, onde acabou estudando diversas leituras bíblicas e de literaturas patrísticas, científicas, clássicas, etc.

Foi no ano de 1220 que acabou se tornando um franciscano e viajava de forma frequente para diversos países para passar a palavra de fé e esperança. Faleceu com apenas 36 anos na cidade de Pádua na Itália.

Uma particularidade interessante sobre o santo é que ele foi considerado como o primeiro doutor da igreja na divisão dos franciscanos. Além disto, ele acabou dando aulas em diversas universidades italianas e francesas, sendo visto e lembrado como um dos mais importantes santos da Igreja Católica, sendo até hoje conhecido como Santo Casamenteiro.

Santo Antônio era tão querido e famoso que acabou sendo levado após a sua morte para ser sepultado na Basílica de Santo Antônio de Pádua, que canonizou o santo um ano apenas após a sua morte.

Curiosamente, apesar de sua fama, e de ser muito festejado e venerado como santo pelo povo, é menos conhecido como um homem dos milagres, mas sim um homem de cultura literária de forma invulgar e um verdadeiro e importante intelectual da Idade Média.

Por que é comemorada a data de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro?

dia-de-santo-antonio-2

Muito popular como um Santo Casamenteiro, este é invocado para auxiliar a todos os seus fiéis solteiros que estiverem à procura de um pretendente para selar seu matrimônio. Desta forma, diversas pessoas colocam a sua imagem de cabeça para baixo, ou tiram o menino Jesus até que o pedido venha a ser atendido.

Além disto, Santo Antônio conta com outro título, o de Padroeiro dos Humildes, já que ele distribuía alimentos para os menos favorecidos. A partir disto surgiu o famoso pão dos pobres, conhecido como o pãozinho de Santo Antônio.

No dia 13 de junho, igrejas distribuem os pãezinhos de Santo Antônio, estes que devem ser guardados dentro de potes de farinha ou na despensa, para que sempre se tenha comida em casa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados