Colégio Web

Dia de Pentecostes

Saiba tudo sobre esta que pode ser considerada como uma das datas mais importantes do calendário cristão.

Publicidade

O calendário cristão acabou se tornando a base para o calendário utilizado em uma grande quantidade de países, incluindo o Brasil. Ele conta com uma grande quantidade de celebrações, mas nem todas as datas ganharam o mesmo grau de importância. O natal, por exemplo, é um dos feriados mais importantes do planeta.

dia-de-pentecostes-2

Em compensação, o Dia de Pentecostes acabou se tornando uma data mais conhecida apenas em determinadas regiões, como é o caso do Norte e Nordeste do Brasil. Mesmo que a data também tenha uma grande importância dentro da religião cristã, o que faz com que ela seja bastante lembrada dentro das igrejas.

Segundo a religião cristã, o Dia de Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e também sobre Maria, mãe do menino Jesus. Assim como diversas datas deste calendário, este dia não é fixo, uma vez que ele depende da páscoa, sempre comemorado 50 dias após o evento que marca o renascimento de Jesus Cristo.

Os cálculos utilizados para a data são os seguintes: ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

dia-de-pentecostes

A data também tem origem Judaica, estando diretamente ligada ao Festival Judaico da Colheita, que celebra o episódio contado no Antigo Testamento e que ficou conhecido como a Entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai, que, por sua vez, acontece 50 dias depois do Êxodo.

A palavra Pentecostes foi tirada do símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. A partir de então, o cenáculo passou a ser considerado como um dos grandes símbolos da sacralidade.

Comemorações do Dia de Pentecostes

Nos locais onde o Dia de Pentecostes é comemorado, geralmente a igreja organiza uma celebração que reúne uma grande quantidade de fieis. No dia, os cristãos geralmente renovam a sua fé, ao reverenciar a importância e os dons do Espírito Santo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados