Colégio Web

Dia da Língua Portuguesa – 10 de junho

Saiba um pouco mais sobre a data que comemora nosso idioma.

Publicidade

Temos a nossa língua portuguesa como um dos maiores patrimônios comuns, além de ser considerada como a matéria prima para a nossa literatura e nossa poesia, levando isto em conta, existe uma grande importância de comemoração desta data que é tão importante.

dia-da-lingua-portuguesa-2

O Português é um idioma que tem a sua origem a partir do latim vulgar, o que é o latim falado, que os romanos acabaram introduzindo na Lusitânia, esta que é uma região localizada no sul da Península Ibérica a partir do ano de 218 a.C.

Conforme dados divulgados através da ONU, ao menos 235 milhões de pessoas possuem o português como a primeira língua em oito países que partem desde as Américas até a Ásia. Pelo menos 80% destes falantes são brasileiros, em contrapartida, a maior parte dos falantes do português vivem fora dos países de nações da Europa e do Estados Unidos.

De forma não oficial, o português é falado por uma pequena parte de população da cidade de Macau, no estado de Goa na índia.

Qual a importância de comemorar o dia da língua portuguesa?

Saiba que a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás apenas do inglês e o castelhano. Devido a toda a importância que foi dada à língua portuguesa, o seu ensino é altamente valorizado em países que fazem parte do Mercosul, sendo assim, o português é a língua oficial em diversos países, entre eles a Angola, o Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor Leste, entre outras.

dia-da-lingua-portuguesa

O dia da Língua Portuguesa e da Cultura é comemorado todos os anos em 5 de maio entre os países que falam língua portuguesa. Esta é uma data que celebra toda a importância cultural e histórica da língua portuguesa para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Nesta data, os países que acabaram formando a CPLP promoveram uma série de eventos especiais na sede da Organização das Nações Unidas, estabelecido em Nova York. O idioma também é comemorado no Brasil durante o Dia Nacional da Língua Portuguesa no dia 5 de novembro. Esta foi uma data instituída por um decreto de lei de número nº 11.310/2006.

Existe ainda uma outra data que celebra a língua portuguesa que é 10 de junho, comemorada em Portugal, e a escolha da data é uma homenagem ao poeta Luiz Vaz de Camões, autor do livro Os Lusíadas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados