Colégio Web

Dia de Santo André – 22 de janeiro

Conheça a história do homem que acompanhou de perto a vida de Jesus.

Publicidade

Santo André era natural da cidade de Betsaida, filho de Jonas, pescador local, e irmão de Simão Pedro. Eles possuíam uma casa em Cafarnaum onde Jesus se hospedava quando pregava na cidade, entre os doze apóstolos de Cristo, foi André o primeiro a ser seu discípulo. Além de ele ser considerado e apontado como o número dois, na lista dos apóstolos, por ordem ele está entre os quatro primeiros em sua importância.

dia-de-santo-andre

André foi importante por ter participado da vida púbica de Jesus, e estava presente na última ceia, vendo Cristo Ressuscitado, testemunhando inclusive a Ascenção recebendo o primeiro Pentecostes. O apóstolo também acabou auxiliando a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina, mas os locais e regiões onde ele realizou suas pregações não sabemos de forma precisa.

Muitos historiadores apontam que depois de Jerusalém, Santo André foi evangelizar em locais como Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia, e finalmente na Grécia. Na Grécia acabou formando um grande rebanho e pode inclusive fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um modelo de igreja dos primeiros tempos.

A comemoração do Dia de Santo André e a importância do apóstolo para a vida dos cristãos

A Celebração do Dia de Santo André ocorre em todo o dia 30 de novembro. Foi ele quem reconheceu de forma imediata Jesus como o Messias e acabou apresentando o mesmo a seu irmão Pedro. Ambos pescadores acabariam abandonando os seus bens para seguirem o redentor, André viveu por mais de 3 anos junto de Jesus assistindo seus milagres e escutando seus sermões eternos.

André era considerado como discípulo de S. João Batista, tal como S. João Evangelista. Tanto um como o outro ouviram o testamento do mestre sobre Jesus, o famoso Cordeiro de Deus. Estes santos foram os primeiros a acreditar e a seguir o então filho de Deus. Desta forma os Gregos apontam o Santo André como Protokletos ou Protoclite o que significa o primeiro chamado do senhor.

O martírio de Santo André acaba por datar 30 de novembro de 63 depois de Cristo, onde houve o martírio do mesmo sob o império de Alexandre Nero. A data é considerada feriado nos países como a Escócia, a Romênia, entre outros, e é um dia de festa nas localidades portuguesas como por exemplo a comunidade de Póvoa de Varzim.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados