Considerado por muitos como sendo um dos piores ditadores sul-americanos da História, o chileno Augusto Pinochet é alvo de muitas polêmicas, e por esse motivo, iremos falar um pouco sobre sua turbulenta trajetória.

Biografia de Augusto Pinochet

Nascido em Valparaíso, no dia 25 de novembro de 1915, Augusto José Ramón Pinochet Ugarte era filho de um militar com origens francesas, o que fica claro pelo seu sobrenome paterno.

O jovem Pinochet estudou na escola secundária de Valparaíso, e aos 18 anos de idade partiu para Santiago, onde iniciou os estudos na escola militar da cidade, onde veio a formar em 1937.

Em 1939, o jovem Pinochet, já como oficial de infantaria, acaba por ser aceito para fazer parte do regimento Maipu, em Valparaíso, sua cidade natal.

Augusto Pinochet

Um ano depois, ele se casa com Lucía Hiriart Rodríguez, que seria mãe de seus 5 filhos e que seria sua esposa por toda a vida.

No inicio dos anos 1950, Pinochet se gradua como major, e no ano de 1953 é enviado para o regimento Rancagua, na cidade de Arica.

Já em Santiago, ele é nomeado professor da Academia de Guerra, assumindo o posto pouco tempo depois.

Após carreira meteórica, Pinochet finalmente se torna general de divisão, no ano de 1971, e nesse mesmo ano se torna comandante-general do Exército Garrison de Santiago.

Em 1972, Pinochet assume o posto de general-chefe do Exército, se tornando uma das figuras mais importantes do cenário militar do Chile.

O golpe militar de 1973

No mês de setembro de 1973, após a renúncia de Carlos Prats, que era o Comandante em Chefe do exército chileno e que era contra o golpe de estado orquestrado pelos militares, Pinochet assume o posto em seu lugar.

Considerado por muitos como sendo um general leal e sem interesses políticos, Pinochet surpreendeu a todos, ao comandar a tropa que tomou o poder das mãos do presidente eleito Salvador Allende (esquerdista) por meio de um golpe militar.

Quem foi Augusto Pinochet

Em 11 de setembro de 1973, apenas 18 dias depois de ser nomeado como chefe das Forças Armadas do Chile, Pinochet bombardeou pesadamente a sede do governo chileno, o Palácio de La Moneda.

O presidente Allende morreu dentro do Palácio, o que só foi confirmado como sendo um suicídio em 1990, por meio de uma autopsia.

O governo Pinochet

O general Augusto Pinochet governou o Chile com punhos de ferro de 11 de setembro de 1973 a 11 de março de 1990, com um saldo extremamente negativo, tanto para economia chilena, quanto para o próprio povo chileno.

Sua ditadura foi uma das mais duras da América Latina, tendo matado pelo menos 3.197 pessoas, ao passo que os números não oficiais indicam que esse número pode subir para a casa dos 50 mil.