Colégio Web

O primeiro ataque nuclear

Aconteceu no dia 06 de Agosto de 1945 o Ataque a Hiroshima.

Hiroshima

Publicidade

Hiroshima

O primeiro ataque nuclear aconteceu no dia 06 de Agosto de 1945, em Hiroshima na ilha de Honshu. Na cidade havia alarmes que soavam caso algum ataque ocorresse para avisar a população. Certo dia, um alarme soou às 07h00min e meia hora depois o alarme soou novamente, sinalizando que o perigo havia acabado.

Depois às 08h00min três aeronaves se aproximaram da cidade descarregando três para quedas que carregavam equipamentos de medida, outro por sua vez lançou a bomba atômica destinada a explodir mais de 562m de altitude acima da cidade.

Quando a bomba explodiu, ela provocou um enorme clarão na cidade seguido de uma enorme bola de fogo que na mesma hora incinerou milhares de pessoas que estavam próximas ao centro da cidade e queimou mais gente que se encontrava a 4 km de distância.

Três dias depois Nagasaki foi atingida por outra bomba, lançada cerca de 1,5 km longe do alvo que era o centro da cidade.

Por que do Ataque?

O número de pessoas atingidas foi de 78.000, sendo que muitas não morreram com a explosão, mas com os efeitos que ela provocou como queimaduras, ferimentos e radiação.

Roosevelt e Einstein

Albert Einstein no ano de 1939 escreveu uma carta ao presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt sobre a possibilidade de criação de uma bomba que gerasse uma explosão em grande reação em cadeia, em uma grande massa de urânio, a Bomba Atômica.

Projeto “Manhattan”

O projeto Manhattan foi criado para conseguir a cisão do átomo e dominar a tecnologia que permitia produzir uma grande explosão atômica.

O presidente reuniu cientistas, militares, engenheiros para poderem produzir a bomba.

A primeira, de Urânio, foi testada em Julho e batizada de “Little Boy” (pequeno rapaz), ficou pronta no dia 01 de agosto de 1945.

Já a segunda bomba de Plutônio, batizada de “fat man” (homem gordo), teria ficado pronta em 6 de agosto.

Fim da bomba?

Em 1961 foi assinado um tratado chamado de Não proliferação Nuclear por vários países. Mas, ainda não se tem certeza se esse tratado será cumprido por todos, até porque muitos países em busca de poder militar e político procuram meios de construir armas de destruição em massa, como a bomba H (Hidrogênio), com poder de destruição maior que o da bomba atômica.

Há rumores de que estão querendo criar a bomba antimatéria que é pior do que a de Hidrogênio.

O Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, enunciou no dia 23 de junho novos testes com bombas que poderiam destruir Israel e bases americanas. O que confirma que os testes e a retomada de pesquisas está confirmada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados