Os filmes se tornam ferramentas extremamente eficientes para repassar determinados tipos de conteúdos para os alunos. Especialmente aqueles que contam determinados episódios importantes da nossa história. Mas é importante que os professores utilizem os filmes como ferramentas de apoio, aprofundando o conteúdo posteriormente.

Confira algumas dicas de filmes interessantes para os professores de história que desejam trabalhar as questões de Revolução Industrial.

Tempos Modernos (1936)

Filmes para estudar a Revolução Industrial

Este pode ser considerado um dos filmes mais importantes e que retrata muito bem todas as mudanças promovidas no mundo depois da chamada Revolução Industrial. O filme é interpretado por Charlie Chaplin, que acabou criando aquele que se tornaria um dos personagens mais famosos do ator, “O Vagabundo”. Dentre as questões que podem ser abordadas dentro da sala de aula após o filme estão capitalismo, fordismo e imperialismo.

Os Miseráveis (1998)

O filme foi criado a partir de uma das histórias mais clássicas de Victor Hugo, de mesmo nome, e que é considerado uma verdadeira epopeia. O longa acompanha a história do personagem Jean Valjean, um desempregado que acaba sendo conduzido para a prisão depois de ter roubado um pão. Ele passa a ser perseguido por um policial e pela sociedade francesa, enquanto faz de tudo para dar a volta por cima.

Germinal (1993)

Filmes para estudar a Revolução Industrial

O filme apresenta os acontecimentos durante o século XIX, quando os trabalhadores franceses eram explorados pela aristocracia burguesa, que dava condições miseráveis para seus empregados. Em uma cidade francesa, os trabalhadores de uma grande mineradora, decidem realizar uma greve e se rebelam contra seus chefes, causando grande confusão. Dentre os assuntos que podem ser abordados com os alunos depois do filme estão temas como lutas de classe existentes na sociedade capitalista.