Colégio Web

História da corrupção no mundo

Publicidade

Muitas pessoas estão cada vez mais incomodadas com os casos de corrupção ocorridos no Brasil atualmente, e por conta disto, muitas delas também pensam que a corrupção não ocorre em nenhum outro lugar do mundo e que ela não tem origens em outros lugares que não sejam aqui.

Mas a verdade é que infelizmente desde que a humanidade começou a se organizar como sociedade estruturada e com sistemas de poder bem definidos, a corrupção se faz presente em seu seio.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos mostrar em detalhes a verdadeira História da corrupção no mundo, dando uma noção sobre suas origens e mostrando casos mais notórios ocorridos no mundo.

Roma antiga

Foi na Grécia clássica que as formas de divisão setorial e hierárquica da administração pública surgiram, e foi com base nelas que todas as formas que conhecemos hoje tomaram corpo.

No entanto, foi na Roma antiga que estas formas acabaram sendo envenenadas pela corrupção, que obrigou os imperadores romanos a criar formas e mecanismos que permitissem aplacar seus danosos efeitos.

Um bom exemplo disto foi a implementação dos livros contábeis, além da obrigação dos governos de prestarem contas sobre seus gastos e também sobre as suas receitas (numa prática que é observada até os dias de hoje em muitas sociedades).

Corrupção no Mundo

Infelizmente, apesar destas medidas importantes e interessantes, o fato é que a corrupção se fazia presente em todos os níveis, gerando prejuízos grandiosos para a sociedade.

Para que se tenha uma vaga ideia do que ocorria, militares costumavam cobrar dos camponeses uma quantia para lhes garantir “proteção” (vale lembrar que esta proteção já estava garantida pela própria finalidade da criação do exército romano).

Pois foi por conta desta corrupção arraigada e generalizada em todos os principais setores do Império Romano, que, segundo muitos historiadores, esta grandiosa sociedade acabou ruindo de dentro pra fora.

Corrupção na sociedade portuguesa

A origem da corrupção no Brasil, para muitos historiadores, tem suas origens na sociedade portuguesa, que ainda hoje apresenta traços corruptos (em menor escala do que em outros tempos).

A corrupção na sociedade portuguesa, especialmente nos tempos do Brasil Colônia, era realmente muito intensa e estava presente em todos os níveis, sendo que ela realmente se mostrava mais forte dentro da corte lusa.

Havia os chamados “amigos do rei”, que eram membros da corte que simplesmente não faziam nada de útil, mas que, em troca de favores (muitas vezes banais), ganhavam títulos e terras, especialmente na imensa colônia na América do Sul.

O modelo português, com, entre outras coisas, cartórios notariais que criam muita burocracia para quem deseja oferecer dificuldades para depois vender facilidades acabou ficando no Brasil até os dias de hoje, dando forma ao famoso “jeitinho brasileiro”.

Brasil Colonia Corrupção

A União Soviética

E por fim, nós podemos citar um caso mais recente historicamente falando, que é o da União Soviética, que acabou dando origens à imensa corrupção presente na sociedade russa nos dias de hoje.

Por conta da imensa máquina burocrática criada pelo modelo socialista soviético, com diversas células instaladas pelo imenso território russo, era prática comum o desvio de dinheiro público, e também a cobrança de propinas para supostas facilidades serem vendidas ao sofrido povo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados