Colégio Web

Conclusões mais importantes de Bauman para a sociedade

Publicidade

Um dos sociólogos mais importantes do século XX e que ainda está na ativa, o polonês Zygmunt Bauman é muito respeitado por conta de seus tratados e também por conta de seus livros.

Agora trataremos de um ponto muito importante sobre a obra deste sociólogo tão importante: quais são as conclusões mais importantes de Bauman para a sociedade? Como ele descreve o mundo dentro dos valores atuais?

Menos contato entre indivíduos

Conclusões mais importantes de Bauman para a sociedade

Um dos pontos mais enaltecidos pelos amantes de tecnologia nos dias de hoje tem a ver com o advento da internet e de todas as possibilidades que redes sociais e smartphones oferecem para supostamente aproximar pessoas.

No entanto, para os críticos destas tecnologias, na verdade, ao invés de aproximar, elas acabam por distanciar ainda mais, diminuindo ao máximo o contato entre os indivíduos.

Para Bauman, uma das conclusões mais importantes que ele fez sobre a sociedade mundial contemporânea tem justamente a ver com o contato entre os indivíduos, que para ele, é cada vez menor.

Bauman observa que nos dias atuais, os contatos entre os indivíduos, além de serem cada vez menores, também duram menos, apontando para um distanciamento e para uma mudança na forma como as relações mais básicas irão se dar daqui para frente.

Não à toa que Bauman disse, certa vez, que “as relações escorrem pelos vãos dos dedos”, ao se referir ao modelo atual de relações entre indivíduos e também ao futuro deste modelo.

Valores se perdendo

Bauman Zigmunt

Outro ponto que Bauman define como algo negativo e realmente diferenciado no mundo contemporâneo tem a ver com os valores, que antes eram tradicionais e quase que intocáveis, mas que nos dias de hoje são totalmente dispensáveis e mutantes.

Para Bauman, os valores estão se perdendo em meio às grandes mudanças que estão sendo promovidas pela nossa sociedade, que atualmente se move de um modo cada vez mais rápido e dinâmico.

Bauman não defende a manutenção dos valores antigos, que já estão sendo banidos e perdidos, como ele mesmo diz, mas ele defende que há uma necessidade de redefinição de valores atuais.

Em resumo, para Bauman, uma readequação de valores ainda é necessária, pois uma sociedade totalmente desprovida de valores, é uma sociedade completamente desprovida de alma.

Portanto, estas são duas das principais conclusões de Bauman, um dos sociólogos e pensadores mais importantes do século XX e também dos tempos atuais, para a sociedade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados