Colégio Web

3 historiadores que marcaram o século XX

Publicidade

Fazer História é algo que toda pessoa realiza todos os dias, em atos pequenos e cotidianos, que quando reunidos, formam o que os historiadores costumam chamar de “A Grande História”.

Mas estudar a História de modo a conseguir de fato produzir algum tipo de conhecimento importante e que possa mudar a forma como enxergamos nosso passado como humanidade é algo para poucos.

Neste artigo, nós vamos mostrar nada menos do que 3 figuras que conseguiram realizar esta façanha de modo exemplar, marcando o século XX de modo notável: Boris Fausto, Eric Hobsbawm e Gilberto Freyre.

Boris Fausto

historiadores que marcaram o século XX

Com seu livro A Revolução de 1930 – historiografia e história, Boris Fausto acabou se tornando um ícone da historiografia brasileira, já que nesta obra, apesar de ser paulista, ele contesta veementemente versões que eram clássicas do ponto de vista paulista dos eventos em torno da Revolução de 1930 e também da Revolução Constitucionalista de 1932.

No entanto, a obra mais popular de todas é intitulada História do Brasil, onde Boris Fausto faz uma profunda e completa análise sobre os 500 anos de História brasileira, sendo mais direcionada aos estudantes do ensino médio.

Eric Hobsbawm

Este historiador marxista britânico falecido em 2012 é para muitos, o maior historiador do século XX, além de também ser considerado por muitos como sendo um dos mais importantes pensadores que o mundo conheceu durante o período.

Membro do Partido Comunista Britânico durante toda a sua vida, Eric Hobsbawm sempre produziu obras e estudos que procuravam mostrar argumentos que apontavam para o fato de que muitas das tradições nada mais eram do que invenções de elites nacionais para servir de justificativa para a existência de seus respectivos países.

Dentre suas obras mais importantes, podemos destacar as seguintes: Era das Revoluções (1789-1848), A Era do Capital (1848-1875), A Era dos Impérios (1875-1914) e Era dos Extremos (1917-1991).

3 historiadores que marcaram o século XX

Gilberto Freyre

Muito reconhecido por seus estudos e tratados sociológicos, Gilberto Freyre foi também um historiador de “mão cheia”, capaz de interpretar o Brasil de modo único e completo, traçando um desenho que simplesmente não tem paralelo.

Dentre seus principais livros, tem grande destaque o clássico Casa Grande & Senzala, que até hoje é lembrado como um dos livros obrigatórios para todo estudante de História que se preze.

E Gilberto Freyre também conseguiu o feito de ser um dos poucos brasileiros que foram agraciados com uma das mais altas honrarias da coroa britânica, ao receber o título de Sir pelas mãos da rainha Elizabeth II.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados