A História representa diferentes e importantes períodos da humanidade.

De forma didática, cinco desses períodos são apresentados nas escolas: Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Como foi estabelecida essa divisão?

O que marca cada um desses períodos? Vamos entender um pouco melhor de tudo isso!

Características principais dos períodos históricos

Confira os fatos marcantes de cada um dos cinco períodos:

Pré-História: foi quando surgiram os primeiros seres humanos na Terra. Foi relacionado até 4000 anos antes de Cristo. Também é nesse período que foi inventada a escrita. Nesse intervalo, é possível observar intensamente as relações dos homens com a “mãe” natureza. Também aí surgiram as primeiras invenções: ferramentas e outros objetos que facilitaram e permitiram a vida humana na Terra. Com isso, surgiram as primeiras comunidades humanas, já bastante estabelecidas.

A divisão da históriaAntiguidade: de 4000 antes de Cristo até o ano de 476 depois de Cristo. Foi quando foram formadas as primeiras civilizações: egípcios, sumérios, mesopotâmios, gregos e romanos são os principais originários desse período. Na Antiguidade foram concebidas importantes práticas que continuam atuais.
Idade Média: entre 476 e 1453, compreendeu um período de aproximadamente mil anos. A Europa Ocidental foi o principal eixo desse período que valorizou os mandamentos da religião cristã, que continuou crescendo em todo o planeta. Artes, literatura e a filosofia também se desenvolveram bastante durante a Idade Média.

Idade Moderna: entre 1453 e 1789, com domínio das nações europeias no processo de desbravação da América e da África. Maior desenvolvimento tecnológico, auge das monarquias e posterior queda. Período da Revolução Francesa, com diversas mudanças políticas.

Idade Contemporânea: de 1789 até hoje. Apesar de curto, marcado por diversos acontecimentos. Revolução Industrial no século XVIII, desenvolvimento do sistema capitalista e os diferentes prejuízos das guerras. A revolução tecnológica do século XX também é um marco do nosso período atual.

Tempos históricosA divisão da História não segue um tempo cronológico. Nesse caso, o que define cada período? São os historiadores que formulam essa divisão a partir das transformações observadas. Tudo aquilo que for significativo para a humanidade vai interessar o historiador. Esse movimento é quem define o fim e o início de um novo período.

Em que pesem essas divisões já apresentadas, torna-se importante observar com atenção o que realmente é válido para determinar o início de um novo período. Nem sempre um marco pode representar a mudança total.

Diversas questões, valores e culturas são mantidas com muita firmeza em diferentes períodos. A divisão pode servir de referência, mas não deve ser taxativa na condução das ações por parte dos indivíduos.

E aí, qual dos períodos históricos mais chamou a sua atenção? Que tal aprofundar os estudos em relação a esse período? Aqui mesmo, no Colegioweb, você pode acompanhar outras informações mais detalhadas sobre o assunto. Outra forma interessante de se aprofundar em relação a esses temas é quando se parte para análises a partir de filmes. O cinema tem essa capacidade de nos “mostrar” como o mundo se comportou nos diferentes períodos da história. Bons estudos!