Colégio Web

Classificação e herança do fator RH

1Os grupos sanguíneos são marcados por heranças genéticas na espécie humana. É o chamado sistema ABO, também conhecido como polialelia. Isso quer dizer que podem ser encontrados quatro diferentes tipos para compor o nosso sistema sanguíneo: AB, A, B e O.

Publicidade

A compreensão de como tal sistema é formado se dá por meio do conceito dos antígenos. Eles são proteínas que agem como corpos estranhos no corpo de quem não as possui. Quando há antígenos, o corpo produz proteínas de defesa que funcionam como anticorpos. Estes últimos, combinados com os antígenos, neutralizam efeitos. É uma reação “química” para defender o organismo.

Determinação genotípica e fenotípica

E como se dá a determinação genotípica e fenotípica? Ela ocorre por meio das trocas, heranças entre pessoas de diferentes grupos. Aí entra o conceito de alelos múltiplos, também conhecido como polialelia.

Os genes IA e IB são sempre co-dominantes. Eles acabam se expressando quando estão num mesmo local e mostram seus efeitos. Tanto os genes IA quanto os IB dominam os i.

É possível, neste caso, estabelecer algumas relações de fenótipos e genótipos que compõem o sistema ABO.

Fator Rh

Quando se observam as hemácias humanas e se percebe outros tipos de antígenos, começamos a compreender o que vem a ser fator Rh. Não existe um único fator Rh, mas um pequeno grupo que acaba formando o sistema Rh. Quem tem Rh+ e quem Rh- deve se ater às especificidades, por exemplo, quando o assunto são transfusões sanguíneas. Em termos de significação, as heranças do sistema Rh podem ser explicadas pelos pares de alelos em relação ao processo de dominância. Quem é Rh- passa por um processo homozigótico recessivo. Já a pessoa que se classifica como Rh+ pode ser heterozigótica ou, ainda, homozigótica dominante.

No conjunto de Rh não haverá anticorpos anti-Rh já prontos no plasma. Esses anticorpos só são produzidos se uma pessoa Rh- acabar recebendo sangue de uma pessoa Rh+.

As aglutinas anti Rh são os anticorpos produzidos pelo organismo. 85% das pessoas possuem nas hemácias um antígeno chamado fator Rh. 

Estas pessoas são Rh+ (positivas). 15% das pessoas não possuem nas hemácias o fator Rh e são Rh- (negativas).

Este fator é encontrado nas hemácias, ele cumpre as leis da hereditariedade, sendo que o fator Rh positivo é um fator dominante sobre o Rh negativo. 

O fator Rh é determinado por um par de alelos, R e r: R determinando a formação do fator Rh e r determinando a sua não-formação, sendo R dominante sobre r. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados