Colégio Web

A determinação do grupo sanguíneo

1Como ocorre a determinação genética dos tipos sanguíneos do sistema ABO? Ela se dá pela ausência ou presença de aglutinogênios na corrente sanguínea dos indivíduos. Pode ser definida a partir de combinação dos genes: IA, IB ou i.

Publicidade

A combinação genética IA e IB pode ser dominante sobre o gene i. Os genes IA, por exemplo, determinam a produção de enzimas que sintetizam o aglutinogênio A. Dessa forma, quando alguém tem o genótipo IA IA e um outro indivíduo possui o genótipo IA i, terão hemácias de ambos os tipos e vão apresentar o aglutinogênio A. A pessoa terá hemácias que levam à definição do tipo sanguíneo A.

Quando se trata de alguém com tipo sanguíneo B o procedimento é o mesmo. Já aqueles com tipo genótipo AB ou IA IB serão marcados pela ausência de dominância entre os dois tipos de genes. É aquele indivíduo que pode sintetizar tanto o aglutinogênio A como o B. E o grupo com tipo O? Nesse caso, eles possuem genótipo ii, quando não há necessidade de enzimas necessárias para que se fabrique qualquer dos dois aglutinogênios. Observe o resumo abaixo:

Genótipos – Fenótipos
IA IA ou IA i A
IB IB ou IB i B
IA IB AB
ii O

Na prática

Na prática, as determinações ocorrem da seguinte maneira: As hemácias podem apresentar composto químico do tipo aglutinógenos ou aglutinogênios, que podem definir o tipo sanguíneo para A ou B.
Quando as hemácias estão com o aglutinógeno A na região da membrana serão classificadas como sangue do “tipo A”. Já aquelas que possuem aglutinógeno B automaticamente se classificam como sangue do “tipo B”. Na existência dos dois aglutinógenos ao mesmo tempo, teremos o tipo sanguíneo “AB” e se não possuir nenhum dos dois, caracteriza-se como indivíduo com sangue “O”.

1. As hemácias humanas podem apresentar substâncias químicas denominadas aglutinógenos ou aglutinogênios, que podem ser de dois tipos A e B.

2. Hemácias que apresentarem o aglutinógeno A em suas membranas serão classificadas como sendo do “tipo A”; hemácias com aglutinógeno B serão classificadas como “tipo B”; quando possuírem os dois aglutinógenos ao mesmo tempo, serão classificadas como “tipo AB” e se não possuírem nenhum dos dois, serão chamadas de “tipo O”.

 

 

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados