Colégio Web

Savanas – Definição, fauna e tipos

Publicidade

Já aprendemos que a vegetação do planeta é bastante diversificada. A natureza é sábia e temos várias espécies de plantas, arbustos, árvores que fazem parte de nossas matas e florestas.

Vamos conhecer as características das savanas. Onde se desenvolvem? Como são formadas? Quais os animais existentes nessas regiões? Tudo isso e muito mais curiosidades!

O que são savanas?

As savanas são formações vegetais que possuem várias plantas rasteiras, muitos tipos de capim, muitas árvores pequenas e muitos arbustos retorcidos. Elas marcam presença em áreas de clima tropical em que existe luz solar durante uma estação do ano com chuvas e outra de seca.

savanas

Onde encontramos as savanas?

Podemos encontrar as savanas no leste da África, na Índia, na Austrália e na América do Sul. No Brasil, as savanas recebem o nome de cerrado e possuem as mesmas características do solo e do clima.

Fauna nas savanas

Nas savanas encontramos em sua fauna várias espécies de animais: os mamíferos (leões, elefantes, antílopes e zebras), além de insetos e outros pequenos animais.

Tipos de savanas

Existem algumas espécies de savanas em nosso planeta e cada uma delas com características distintas. As espécies são: a savana africana, temos também a savana subtropical, savana temperada, savana mediterrânea, savana pantanosa e savana montanhosa.

Savana africana

A Savana africana possui uma vegetação de clima tropical com estações bem definidas como chuva e seca, além de solo fértil.  A savana fica localizada no leste da África e possui em sua fauna várias espécies de animais como os leões, os elefantes, os antílopes e as zebras, além de insetos e pequenos animais.

Savana

Savanas temperadas

As savanas temperadas possuem um clima temperado, ou seja, inverno seco e verão úmido. A vegetação é composta por capins, gramas e plantas floríferas.

Savanas mediterrâneas

As savanas mediterrâneas são compostas pela vegetação com muitos arbustos e árvores pequenas, embora o solo seja pobre. Essa savana é a mais ameaçada de extinção e degradação do planeta devido à urbanização, ao plantio (agricultura) e a criação de animais.

Savanas pantanosas

As savanas pantanosas possuem o solo fértil e o clima é tropical com períodos de inundações.

Savanas montanhosas

As savanas montanhosas possuem vegetação de zonas alpinas (região fria e montanhosa) e subalpinas e por essa razão encontramos várias espécies endêmicas (podem ser espécies de plantas ou animais que possuem características próprias de determinada região apenas e não são encontradas em mais nenhuma outra).  Já na fauna, encontramos animais como o javali, o bisão-europeu, lebres, veados, cervos, linces, lobos e outros animais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados