Colégio Web

O que são agrossistemas?

Publicidade

O setor agrário no país e um dos mais fortes da economia nacional. Porém, muitas pessoas não fazem ideia do que envolve todo esse grande sistema. E é exatamente por isso que reunimos aqui uma série de informações que vão ajudar você a entender um pouco mais sobre um pedaço desse setor da economia que movimenta tanto dinheiro no mercado brasileiro.

Ficou curioso? Continue lendo e descubra um pouco mais sobre o que são agrossistemas.

Afinal de contas, o que são agrossistemas?

Os agrossistemas, que também são conhecidos como sistemas agrários, são aquilo que representam o conjunto de características que representam o espaço agropecuário e que abrangem tanto técnicas de cultivo quanto os aspectos das propriedades rurais.

O que são agrossistemas

A verdade é que os agrossistemas podem ser classificados levando em conta diversos aspectos.

Agrossistemas classificados segundo a densidade de produção

Uma das maneiras de classificar os agrossistemas é por meio da densidade de produção. Dessa forma eles podem ser de agropecuária intensiva ou extensiva.

A intensiva é realizada em espaços menores e possui um aproveitamento mais intenso do solo, com maior produtividade e uma utilização maior da tecnologia e de técnicas avançadas de produção. Nela o gado fica confinado.

O modo extensivo é o contrário, e nele o gado fica solto em grandes áreas.

Agrossistemas classificados segundo o tipo de mercado

Uma outra maneira de classificar agrossistemas é por meio do tipo de mercado. Dessa forma eles podem ser de agropecuária de subsistência ou agropecuária comercial. Como o próprio nome diz, a agropecuária de subsistência é aquela produzida para consumo pessoal e familiar.

agrossistemas

Ao contraponto que a agropecuária comercial é realizada com intuito comercial, ou seja, de venda e obtenção de lucros.

Agrossistemas de acordo com a forma de propriedade de terra

Segundo essa classificação, os agrossistemas podem ser divididos em três tipos de agropecuária. São eles a privada, a coletiva e a estatal.

A privada é aquela referente à propriedade que é individual, ou seja, cujo dono é apenas uma única pessoa ou empresa, que é a responsável por toda a contratação de funcionários e também por todo o lucro.

Já a coletiva é aquela propriedade que pertence a uma comunidade a um grupo de pessoas. Esse grupo divide não apenas a posse do terreno, como também as atividades que são realizadas em determinado pedaço de terra.

Já a estatal é aquela propriedade que pertence ao poder público. Sendo assim, todos os trabalhadores dela são funcionários que estão vinculados ao Estado. Este tipo de propriedade é comum em países de economia planificada, ou seja, aqueles que se autointitulam socialistas.

Há também diversas outras maneiras de classificar os agrossistemas, porém, essas que foram citadas são as mais comuns de serem encontradas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados