Colégio Web

Java: a principal ilha da Indonésia

Publicidade

A Indonésia é muito conhecida por ser um dos destinos exóticos mais apreciados por turistas adeptos do chamado turismo exótico/radical/religioso, especialmente por conta de suas ilhas repletas de belezas naturais e de incontáveis manifestações culturais marcantes e igualmente belas.

Neste artigo, nós vamos falar de uma das mais importantes ilhas da Indonésia, que na verdade, é a principal e que também é a ilha onde está localizada a capital do país (Jacarta): a ilha de Java.

Origens

A ilha de Java foi, durante muito tempo, um importante reino hindu, que também era muito poderoso militarmente falando, que acabava exercendo seu domínio por toda a região.

Java a principal ilha da Indonésia

No entanto, no período colonial, quando a Holanda começou a explorar o sudeste asiático, a Companhia Neerlandesa das Índias Orientais acabou por transformar Java em seu principal território na região.

Ilha mais povoada do mundo

Outro fator curioso e importante em relação à Java é que ela se trata da ilha mais povoada do mundo, sendo também uma das regiões com densidade demográfica mais elevada do planeta.

Atualmente, vivem na ilha nada menos do que mais de 121 milhões de pessoas, sendo que somente na capital Jacarta, vivem mais de 18 milhões, o que dá a medida de como Java é realmente densamente povoada.

Vulcões

Por ser uma ilha de origem vulcânica, Java é notável pela atividade de seus vulcões, que são ao todo 38, sendo que alguns deles ainda se mantêm ativos.

Além dos vulcões, Java também é conhecida por suas florestas, pelos seus campos de arroz, pelas suas belas praias (que atraem muitos turistas) e pela riqueza (em todos os sentidos) de suas principais cidades.

Java principal ilha da Indonésia

Jacarta

É possível identificar ao menos 6 grandes cidades em Java, sendo que as mais importantes delas são Jacarta (a capital), Bandung e Semarang, mas o fato é que nenhuma das outras consegue rivalizar com a primeira, que é a maior, mais importante e mais populosa de todas.

Jacarta foi fundada em 1619 por exploradores holandeses, mas na época, seu nome era Batávia. Mas como a cidade estava próxima da aldeia de nome Jacarta, este acabou se tornando seu nome, fato que se consumou oficialmente em 1949.

A cidade teve a ocupação de ingleses durante dois períodos distintos: a primeira vez em 1811 e a segunda vez em 1814.

A cidade apresenta diversas “cidades” dentro de si, sendo que é possível vislumbrar prédios enormes e modernos, e ao mesmo tempo, visualizar construções antigas e históricas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados