Colégio Web

Japão

Publicidade

Localizado a leste do Mar do Japão, no Oceano Pacífico, o Japão é um país insular da Ásia Oriental, conhecido como a terra do Sol Nascente.

Trata-se de um arquipélago de 6.852 ilhas, a maior parte delas montanhosas, com diversos vulcões espalhados.

Com cerca de 128 milhões de habitantes, o Japão possui a décima maior população e a maior área metropolitana do mundo, totalizando 30 milhões de habitantes.

Nas próximas linhas, falaremos um pouco de algumas das principais características históricas, econômicas e climáticas do país.

História

Estima-se que a ocupação em território nipônico venha do período Paleolítico Superior, sendo a data para a presença humana mais antiga neste arquipélago a de 35000 A. C, quando ocorreu a ocupação por povos nômades caçadores-coletores que chegaram às ilhas vindos do continente por meio de istmos (porção de terra estreita cercada por água, dos dois lados, e que conecta grande extensões de terra).

Japão

Economia

O Japão possui a terceira economia mundial e a quarta em relação ao seu poder de compra.

Seu produto interno bruto (PIB) é de 5,8 trilhões de dólares, movido por fatores diversos como o investimento em tecnologia, a cooperação entre o governo e a indústria, a ética no trabalho, a redução do desperdício e a reciclagem de materiais, além de um orçamento razoavelmente baixo para a defesa.

A indústria local é movida pelos mais variados ramos industriais, destacando a eletrônica, a automobilística, a construção naval, a siderúrgica, a metalúrgica, entre outras.

Os veículos motorizados e os eletrônicos estão entre os principais produtos de exportação do país, e países como China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Taiwan, Hong Kong estão entre os principais compradores da produção nipônica.

Entre as importações japonesas, destacam combustíveis fósseis, produtos alimentícios, matérias-primas para a indústria, tendo também a China e os Estados Unidos, além da Arábia Saudita, do Brasil, dos Emirados Árabes, como principais vendedores.

PãoJa

Clima

O clima no país pode ser verificado com uma nítida diferenciação entre as estações, ou seja, com as temperaturas bem delimitadas. Invernos rigorosos e verões bem quentes. No inverno, existe a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria e, no verão, massas de ar quentes vindas do Pacífico.

Predominam os climas subártico, temperado e subtropical, dependendo da região.

O inverno é seco e costuma ter sol, alguns lugares são bem prejudicados pelo frio, enquanto outros, o Sul, por exemplo, a temperatura é menos rigorosa e não chega a atingir abaixo de 0 °C. Com a primavera, termina o período de neve e começa a florescer, rendendo belas paisagens.

O verão começa com muita chuva e o calor aparece de maneira mais intensa no decorrer dos dias. O outono volta a amenizar a temperatura, após o período de calor intenso do verão.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados