Colégio Web

Etnias influenciam no processo de miscigenação

O que define uma determinada etnia?

Publicidade

A palavra etnia vem do grego ethnis e significa povo. É uma terminologia que faz referência a grupos de pessoas com aspectos e elementos em comum.Esses elementos podem ser culturais, linguísticos, históricos. Podem ainda representar valores, algumas semelhanças físicas e outros aspectos.

Alguns estudiosos são contrários a esse tipo de classificação. Eles alegam que os aspectos a serem analisados não são profundos o suficiente para definir uma etnia.

Eles questionam, por exemplo, o fato de um mesmo idioma poder ser utilizado por diferentes grupos étnicos.Ainda que essas críticas existam, essa é a classificação mais adotada para relacionar os grupos étnicos existentes.

Como ocorre a divisão étnica no mundo?

miscigenaçãoEm todo o planeta há uma ampla diversidade étnica, especialmente no continente africano. Lá, mais de mil grupos diferenciados adotam manifestações culturais específicas, possuem diferentes religiões e línguas.

E no Brasil, como funciona essa questão? Temos uma população bastante diversificada. Isso também se deve a todo o movimento de ocupação do território brasileiro.

Antes da chegada do colonizador europeu (a maioria era formada por homens brancos), o Brasil era habitado por povos indígenas.Em seguida, também houve a chegada dos negros vindos da África. Eles chegaram ao país para executar trabalhos escravos e também contribuíram para o processo de miscigenação do povo brasileiro.

A miscigenação é a mistura das etnias. Em nosso caso brasileiro, resultou no surgimento do caboclo (filho do índio com o europeu); mulatos (filhos de negros com europeus); e cafuzo (mistura entre índio e negro).

Fluxo migratório

O Brasil também recebeu influências dos fluxos migratórios. Esse é um fator que contribuiu para a variedade étnica do país. A fase mais intensa do fluxo migratório esteve relacionada à chegada dos árabes, japoneses, italianos, albaneses, entre outros.

É bastante comum observarmos nas notícias internacionais o surgimento de diversos conflitos étnicos. Com a diversidade, muitas tribos costumam ampliar o desejo de disputa por território, por dominação religiosa e até mesmo conflitos culturais. Na maioria das vezes, o conflito surge quando uma tribo se julga superior à outra.

etnia africana

A imposição de uma supremacia sempre leva a muitos prejuízos para a população. É o caso da população africana, que convive diariamente com os chamados conflitos étnico-separatistas. Na Europa, a maioria desses conflitos ocorre na região da Espanha, Rússia e na antiga Iugoslávia.

O Brasil, em que pese a nossa diversidade, ainda não convive tão cruelmente com esse tipo de problema. É preciso que os governos estejam atentos às particularidades de cada etnia, preservando os costumes e tradições e sendo contrários a qualquer tipo de preconceito, ódio religioso e homofobia.

E então? Você compreendeu o significado de etnia? Já parou para observar como seu estado ou região foi influenciado pelos fluxos migratórios ou aspectos de idioma e mesmo os antigos valores?

Compartilhe seu conhecimento e deixe registrada a sua opinião a partir das realidades de cada região do país. Que outros aspectos da etnia você gostaria de ver explorados aqui no Colégio Web? Deixe a sua sugestão!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados