1Localizado no sul do continente europeu, trata-se de um país com terras banhadas pelo mar Mediterrâneo. A norte, faz divisa com a Suíça, Áustria e Eslovênia. A noroeste, com a França.

A massa populacional da Itália está concentrada em 59,8 milhões de habitantes, com espaço distribuído em 301.268 km². A principal cidade e atração de forte cunho turístico é Roma, a capital nacional.

Desenvolvido, o país ganha destaque no mundo. Tem PIB (Produto Interno Bruto) elevado e faz parte dos principais espaços de deliberação internacionais, como o G-8, OMC (Organização Mundial do Comércio), OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Foi quem criou a União Europeia.

Em termos topográficos, passa por vários acidentes. De forma elevada, Monte Branco tem 4.810 metros de altitude. No território italiano, o Monte Etna e o Monte Vesúvio constituem-se como vulcões em observação.

Uma abordagem climática diversa, com destaque para a temperatura continental, da altitude, das áreas mediterrânicas. O verão é sempre seco e quente. Já o inverno, frio e chuvoso.

Em termos econômicos, tem porte industrial na área norte e agrícola no sul. Importador de energia para desenvolvimento da matéria-prima, com exportação pujante de automóveis (Fiat, Aprilia, Ducati, Piaggio, Ferrari, Maserati, Lamborghini e Pegani).

A área química, de petróleo e energia é bem focada. Bem como o setor de eletro, tecnologia de espaço e defesa. É o caso das armas de fogo. A moda e a alimentação também movimentam a economia do país.

Os patrimônios mundiais classificados pela UNESCO são outra fonte de turismo. São quase 37 milhões de turistas por ano. Na Itália, a miscigenação é alta. A língua, por outro lado, permanece a italiana como preponderante. Ainda que se tenha espaço para o sardo, napolitano, vêneto, friulano, francês, alemão e esloveno.

Um país de cristão, com domínio do romano católico. Com espaços, entretanto, para o catolicismo ortodoxo, protestantismo, testemunha de Jeová, judaísmo, islamismo, budismo, hinduísmo e outras variações.