Colégio Web

Nutrição da população brasileira

Dia do Combate à Desnutrição

Publicidade

Um dos problemas que a população brasileira enfrenta é a má qualidade nutricional, principalmente se tratando de crianças. A desnutrição pode ser considerada uma doença e o seu principal sintoma é a fome, outros tipos de desnutrição são a má-absorção de nutrientes ou anorexia. Essa doença muitas vezes tem influência de fatores sociais, psiquiátricos ou patológicos

Os altos índices de mortalidade infantil, é consequência dos baixos índices de nutrição. Isso reflete na parte da educação da criança, pois desnutridas passam por muitas dificuldades na hora da aprendizagem.

Este problema reflete também em seu desenvolvimento.

Com todos esses problemas, o Brasil criou alguns projetos de programas nutricionais para famílias de baixa renda.

Foram feitas duas pesquisas no Brasil para saber quais as condições nutricionais da população feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística) e as duas mostram que os níveis de desnutrição reduziram mais de 33%.

As crianças do nordeste com menos de 5 anos apresentam um nível de desnutrição de aproximadamente 45%, já o sudeste apresenta aproximadamente 20%.

Esses projetos criados pelo Brasil ajudaram muito a diminuir a taxa de desnutrição no país. É muito importante ressaltar que a educação alimentar das famílias é caracterizada como pobre, sendo assim muita quantidade e pouco nutriente necessário para uma alimentação saudável.

O controle dessa doença deve ser feita de acordo com a situação de cada pessoa, em casa com alimentação saudável e balanceada, rica em nutrientes, ou em hospitais quando o caso for mais grave.

Se você quiser saber mais sobre assuntos relacionados a nutrição leia os posts Combate ao colesterol e o Obesidade Infantil. Além disso, o iPED preparou cursos nesta área pra você que se interessa pelo assunto. Acesse:  https://www.iped.com.br/nutricao.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados