Colégio Web

Os satélites artificiais

Publicidade

Satélites Artificiais são objetos que estão em órbita ao redor dos planetas. São artificiais porque são construídos e colocados no espaço pelo homem.

Os satélites artificiais podem ser vistos á olho nu, porém, existem os horários favoráveis para isso, que é sempre duas horas antes do Sol nascer ou duas horas antes do Sol se pôr, pois não é possível observá-los com o céu claro, e neste horário, a luz do Sol está iluminando somente os satélites.

A principal função dos satélites artificiais é receber e enviar informações para a Terra.

Um exemplo de satélite artificial são os de comunicação, que são responsáveis pelos sinais de transmissão de rádio, televisão e telefone.

Há também um outro recurso que está sendo muito utilizado atualmente, que é o aparelho GPS (Global Sattelite Position). Este aparelho está interligado com satélites, que enviam as informações para o sistema, determinando o posicionamento do aparelho no planeta.

Existe uma grande preocupação com a introdução de satélites artificiais no espaço, pois alguns explodem, ou então pedaços de foguetes ficam perdidos por lá, e esses fragmentos formam o lixo espacial. Esses destroços é uma grande ameaça para os satélites, as naves e para os tripulantes. O nosso planeta ainda está imune da ação deste lixo, á mercê da atmosfera, que destrói os destroços e não permite que eles atinjam a Terra.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados