Colégio Web

Dia de Darwin – 12 de fevereiro

Dia comemora o autor de uma das obras mais importantes da biologia: A Origem das Espécies.

Publicidade

Charles Darwin é considerado, nos dias de hoje, como um dos autores, pesquisadores e cientistas mais importantes e influentes do mundo, e também um dos grandes responsáveis por criar um rompimento entre religiosos e ateus. A sua obra mais reconhecida, especialmente na biologia, foi a Origem das Espécies.

dia-de-darwin

O resultado dos estudos do naturista coloca diversas evidencias que comprovaria a teoria da evolução das espécies, que, dentre outras coisas, comprovaria que o ser humano deriva de outras raças de animais, como os macacos. Isso vai completamente de encontro a teoria do criacionismo, na qual são levadas em considerações os ensinamentos religiosos, no qual um ser todo poderoso denominado Deus teria criado tudo no universo.

De acordo com os registros históricos, o menino Charles Darwin teria mostrado verdadeiro fascínio pela natureza e por todos os elementos relacionados a ela durante os seus primeiros anos de vida. Um dos seus passatempos prediletos era colecionar tudo que encontrava neste espaço.

Começou a fazer o curso de medicina aos 16 anos, mas logo descobriu que não servia para aquilo. Foi enviado pelo pai para Universidade de Cambridge para fazer Bacharelado em Artes e tornar-se clérigo da Igreja Anglicana. Conheceu o naturalista chamado John Stevens Henslow, que levou Darwin na tripulação do navio Beagle, que tinha como principal objetivo mapear a costa da América do Sul.

Uma parada do navio mudaria completamente a história de Darwin e de boa parte do mundo. Foi na Ilha de Galápagos que ele descobriu que cada ilha possuía um grupo de pássaros específicos, que essas diferenças poderiam estar relacionadas com o ambiente onde viviam. Esta observação foi fundamental para o entendimento do processo de seleção natural.

Ao retornar para a Inglaterra, o pesquisador demorou para publicar sua obra, já prevendo que iria comprar uma briga com setores da igreja. Mas notícias de descobertas feitas por outros pesquisadores e que iam de encontro as suas acabaram acelerando o projeto. A obra conhecida como a “Origem das Espécies por Seleção Natural” foi publicada mais tarde, em 1859, e não foi aceita pelos religiosos, mas considerada fundamental por cientistas e pesquisadores do mundo inteiro.

Sobre o Dia de Darwin

dia-de-darwin-2

O dia 12 de fevereiro foi considerado o Dia de Darwin por coincidir com a data de nascimento do naturalista. Neste dia também festeja-se a ciência, a evolução e a humanidade em si. Ao redor do mundo, costumam-se realizar diversos eventos para comemorar este importante dia, especialmente para os pesquisadores da área de biologia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados