O dia 13 de fevereiro é uma importante data mundial, na qual se comemora a existência de um dos meios de comunicação mais importantes da história da humanidade: o rádio. E, mesmo com o surgimento de outras formas de comunicação mais completas quando o assunto é mídia digital, pode-se afirmar, com toda certeza, que o rádio ainda consegue se tornar extremamente relevante.

dia-mundial-do-radio

Este dia foi declarado oficialmente como a data do rádio pela UNESCO, sendo que a primeira edição oficial aconteceu no ano de 2012. 13 de fevereiro foi escolhido por ser o dia em que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

História e importância do Rádio

O rádio, quanto tecnologia, surgiu a partir de uma série de experimentos criados para permitir a comunicação a distância entre pessoas. Assim como grande parte das tecnologias que hoje fazem parte do dia a dia, elas foram aperfeiçoadas durante os períodos de guerras. Ele foi criado para permitir a comunicação utilizando o que pode ser conhecido como ondas eletromagnéticas que são propagadas no espaço.

Segundo consta na história oficial, o rádio foi criado pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla no seu projeto. Vale lembrar que também temos um brasileiro que desenvolveu tecnologia semelhante, na mesma época: Padre Roberto Landell de Moura.

dia-mundial-do-radio-2

Apesar da data do dia mundial do rádio lembrar o momento na qual a primeira transmissão foi feita para diferentes países ao mesmo tempo, transmissões locais já eram realizadas há muitos anos, e a primeira data de 1906, nos Estados Unidos. Já as primeiras transmissões regulares visando o entretenimento começaram em 1920, na Argentina e também nos Estados Unidos.

No Brasil, primeiramente apenas os militares tinham acesso à tecnologia dos rádios, e a primeira transmissão teria sido realizada no ano de 1919. Na década seguinte, os rádios começaram a ser utilizados não apenas para o entretenimento, mas também como uma importante ferramenta de informação. Nasciam os primeiros jornais radiofônicos. Os rádios também começaram a ser utilizados para transmitir comunicados oficiais, vindos das pessoas que estavam no comando político da nação.

Uma das primeiras transmissões radiofônicas brasileiras que teve grande impacto foi da ópera O Guarani, que aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, em razão das comemorações do centenário da Independência do Brasil.