Temos a Batalha de Monte castelo, como uma batalha que foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre tropas aliadas e forças do exército da Alemanha que tentavam conter o avanço ao norte da Itália. Este tipo de batalha acabou marcando a presença a Força Expedicionária Brasileira neste conflito. Houve um grande número de baixas brasileiras devido a diversos fatores, foram realizados pelo menos seis ataques, quatro deles não tiveram êxito.

dia-da-conquista-do-monte-castelo

Foi no dia 21 de fevereiro de 1945 que a Força Expedicionária Brasileira a FEB acabou protagonizando uma das maiores e mais importantes conquistas de sua participação na Segunda Guerra Mundial, e isto é sempre lembrado pelos militares.

Uma informação importante é que esta elevação conta com uma grande importância de ordem tática, o que permite o avanço de tropas aliadas em direção á Alemanha, e esta pressão ofensiva acabaria por acelerar a uma capitulação dos estados que faziam parte deste eixo.

Por que é tão importante lembrarmos esta data?

A lembrança do dia 21 de fevereiro de 1945 traz informações onde a elevação contava com grande importância tática, o que poderia permitir um avanço de tropas de forma aliada em direção á Alemanha, este tipo de pressão ofensiva acabaria por acelerar o processo de capitulação dos estados.

A rotina destes heróis destemidos veio marcada também por combates extensos e adversidades geradas por um inverno europeu rigoroso, o que era o maior inimigo, estes e muitos outros fatores tornaram muito importantes as memórias do Brasil, junto ao Monte Castelo.

dia-da-conquista-do-monte-castelo-2

Para lembrar o aniversário da Tomada de Monte Castelo, podemos citar que o Exército Brasileiro relembra os 70 anos de desembarque da Força Brasileira em solo italiano, onde mais de 20 mil homens acabaram ultrapassando as barreiras do oceano para lutar na Itália. Uma das mais importantes e célebres participações do Brasil em busca de ideais de democracia.

A lembrança precisa sempre ser mantida viva, e por isso, reverenciar a história e rememorar os bravos heróis, é assim que devemos mostrar os valores dos Soldados Brasileiros, estes que serviram e servirão como exemplo de todas as gerações do nosso exército, sendo anualmente lembrados nesta data.

A cultura e a reverência para quem escreveu esta página de nossa história, é muito mais do que uma homenagem, é um grande dever de todos os cidadãos, afinal de contas os Pracinhas merecem nosso eterno reconhecimento e agradecimento.