Para um professor, um dos momentos mais difíceis é justamente o dia seguinte à lição de casa que foi dada no dia anterior, pois é quando ele terá que verificar se os alunos realmente fizeram o que foi pedido.

Fazer a lição de casa é uma das coisas mais chatas para a maior parte dos alunos, especialmente para os mais jovens, que nos dias de hoje têm distrações de toda a ordem, como televisão, tablets, smartphones, vídeo games, redes sociais e muito mais.

Por isso, para um professor que deseja de verdade avaliar seus alunos em todos os sentidos, ter um olhar mais criterioso e mais rígido em relação à lição de casa pode ser algo fundamental para o sucesso do aprendizado deles.

Portanto, com base nisto, nas próximas linhas, nós vamos procurar mostrar se realmente vale a pena ver se o aluno fez ou não a lição de casa. Vamos descobrir se este tipo de estresse de fato pode fazer algum tipo de diferença dentro do processo como um todo.

Lição Aluno

Duas opções

Todo professor, quando passa a lição de casa para os seus alunos, pode ter diante de si nada menos do que duas opções: passar a lição de casa contando com ela para a avaliação geral dos alunos ou simplesmente passar e não ligar muito para se ela foi feita ou não.

Ambas as opções têm seu preço, já que para quem deseja verificar se o aluno fez a lição de fato, colocando este item como peça fundamental para a avaliação como um todo, haverá algum tipo de estresse, já que fazer este tipo de acompanhamento nem sempre é fácil e nem sempre traz resultados esperados.

Já para o professor que simplesmente passa a lição de casa como uma obrigação que não vale lá muita coisa e que não tem peso para a avaliação geral dos alunos, deve ter em mente que ninguém ou quase ninguém fará a lição e ainda terá que dormir com o peso na consciência de que não está fazendo uma avaliação que é verdadeiramente completa.

Lição Professor

A cultura que se cria

Um professor que coloca a lição de casa como uma nota importante e de peso fundamental dentro do contexto da avaliação geral dos alunos tem a seu favor o fato de que, ao conduzir as coisas desta forma, será possível criar uma cultura junto aos alunos, que passarão a encarar a lição de casa como algo importante e que deve ser feito.