Para um professor moderno, muitos são os desafios dentro de uma sala de aula, já que muitas são as distrações tecnológicas que tiram a atenção dos alunos de modo quase que contínuo atualmente: celulares, tablets e outros dispositivos móveis, além das redes sociais e das tradicionais conversas paralelas.

No entanto, de todas as formas de fazer com que a sala preste mais atenção e participe mais das aulas, a mais utilizada ainda é o bom e velho debate de ideias, onde o professor lança um tema, e a sala começa a debatê-lo.

Todavia, algumas dicas são importantes para que esse debate em sala de aula seja realmente produtivo e útil para o aprendizado dos alunos, ajudando a desenvolver o respeito pelas opiniões diferentes e também a aumentar a capacidade de persuasão. Vamos ver quais são?

Dicas para fazer debates produtivos em sala de aula

Um dos erros mais comuns cometidos por professores é tentar iniciar um debate em sala de aula sobre temas que não são adequados à realidade ou à idade dos alunos presentes na sala.

Portanto, a primeira coisa a fazer é observar o perfil dos alunos, para não correr o risco de iniciar um debate sobre a Revolução Francesa com crianças de 8 anos, pois isso será um desastre.

O professor deve sempre assumir o papel de mediador, e isso não significa se omitir completamente do tema que está sendo discutido, já que é extremamente importante que o professor faça uma digressão sobre o tema proposto, tanto antes, quanto depois do debate.

Mas o mais importante é que o professor conduza o debate de modo a não permitir exaltações de alunos, bem como omissões, que também são comuns em uma época onde a juventude anda tão desinteressada de tudo.

debates produtivos em sala de aula

Esse é um dos pontos mais importantes para o sucesso de um debate em sala de aula, que poderá garantir que ele realmente seja muito produtivo, já que há temas que surgem a todo instante, e o ideal é não perder a oportunidade de explorar algo que está acontecendo neste momento.

Um bom exemplo disso é a Copa do Mundo FIFA, que está ocorrendo no Brasil, e que foi alvo de muitos debates e de muitos protestos por todo o Brasil, desde o ano passado até o presente momento.

Esse é um tema que pode ser explorado pelos professores em sala de aula, especialmente pelos professores de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, que podem trazer a discussão para o nível das ideias de modo muito mais prático e efetivo, trazendo reflexões importantes.