Colégio Web

Dia de Santa Luzia – 13 de dezembro

Data celebra essa santa italiana.

Publicidade

Uma das datas comemorativas mais importantes de tradição católica é o Dia de Santa Luzia, a data é comemorada no dia 13 de dezembro. A Santa é a padroeira dos olhos, e seu nome significa portadora da luz, ou ainda aquela que serve a luz.

dia-de-santa-luzia

A data de origem do Dia de Santa Luzia possui uma atribuição a data de morte da santa, que conforme o calendário gregoriano teria acontecido antes do Natal, apesar de não termos uma data exata, e ela não estar entre os feriados no Brasil, esta é uma data celebrada em diversas comunidades católicas no mundo.

Muitos acreditam que Luzia tenha nascido na Itália ao final do século III. Luzia era componente de uma família rica e cristã, fazendo com que ela realizasse um voto de virgindade, após a morte do seu pai e sua mãe que estavam doentes, insistiram para que ela se casasse para não ficar sozinha.

Foi Luzia então que pediu para a mãe um tempo para se dedicar acreditando assim na sua fé, ela então acabou propondo para a sua mãe que elas fossem juntas visitar o túmulo de Santa Águeda em Catania, e se sua mãe se recuperasse, esta seria a prova para que ela mantesse o seu voto de virgindade. De forma milagrosa sua mãe acabou sendo curada, e Luzia manteve a renovação de fé para continuar seus votos se dedicando a vida cristã.

Curiosidades sobre Santa Luzia

dia-de-santa-luzia-2

Luzia acabou vendendo toda a sua riqueza para dar aos pobres, provocando desta forma a ira de um rapaz que queria a ter como noiva, ele então acabou denunciando a mesma como cristã perante as autoridades que consideravam isto como um crime na época. Ela não queria reverenciar os deuses cultuados naquele período, e foi então condenada a servir uma casa de prostituição, mas sua tentativa foi em vão, já que soldados não conseguiram levar a mesma a força para o lugar, nem mesmo usando um carro puxado por bois, considerando isto um dos primeiros milagres da mesma.

Depois de uma série de punições, foi determinado que arrancassem os olhos da mesma, pois era uma pena considerada mais pesada depois da pena de morte, e o fizeram e entregaram em uma bandeja. No dia seguinte, Luzia estava com os olhos perfeitos e ainda mais bonitos, sendo assim houve mais um milagre. Luzia foi decapitada em 13 de dezembro de 304 fazendo com que se tornasse um mártir cristão e considerada Santa por diversos milagres realizados depois.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados