Colégio Web

Você pratica o consumo consciente?

E você? Pratica o consumo consciente? Para saber a resposta é preciso avaliar os hábitos do dia a dia. Saiba mais aqui!

Publicidade

O consumo consciente é como o próprio nome já diz: um consumo feito com consciência e responsabilidade. Mas o que isso significa? Que tipo de consciência é essa? É a consciência sobre os impactos causados pelo consumo que está sendo feito.

Saber que comprar e fazer uso de algo tem consequências no meio ambiente. E principalmente ter noção dos perigos do consumo desenfreado no planeta em que vivemos. O consumo consciente se aplica nas diversas esferas da consumação, desde aparelhos eletrônicos como computadores e celulares, até alimentos e mesmo a água.

E você? Pratica o consumo consciente? Para saber a resposta é preciso avaliar os hábitos do dia a dia.

O simples ato de escovar os dentes pode ser avaliado como como consumo consciente ou não. Se você por exemplo, desliga a torneira enquanto escova os dentes, se preocupa com a origem do creme dental que usa (saber se o produto é testado em animais ou não) e até mesmo se preocupa com o descarte correto da embalagem, parabéns!

A sua higiene bucal é um momento de consumo consciente!

Mas é claro que esse é apenas um dos vários momentos de consumo que temos durante o nosso dia. E cada vez que compramos, usamos, e até mesmo quando descartamos algo, estamos causando impactos positivos ou negativos no meio ambiente.

Você pratica o consumo consciente?

Água e alimentação

Você já deve estar cansado de ouvir sobre como a água é importante para nós e que ela é um recurso escasso. Já deve saber também que precisamos usá-la de forma consciente. Está aí mais um exemplo de consumo consciente: economizar água e utilizá-la sem desperdício não só por questões financeiras, mas também de sustentabilidade.

E já que falamos de água, é importante lembrar que o que você põe no seu prato também tem tudo a ver com sustentabilidade e com a prática do consumo consciente já que afeta diretamente o meio ambiente.

Se pararmos para pensar que para que os alimentos sejam produzidos são usados milhares de litros de água e que muitas vezes áreas que poderiam ser florestas se tornaram áreas de produção agrícola e pecuária começamos a ter consciência dos impactos que causamos.

Você pratica o consumo consciente?

Para produzir um quilo de carne bovina, são necessários 15.400 litros de água e para produzir apenas um tomate são 50 litros de água. Mas segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura anualmente são desperdiçados 1,3 bilhões de toneladas de alimentos no mundo.

O consumo consciente na alimentação se aplica na escolha de quais alimentos serão consumidos, na compra dos alimentos feita em quantidade adequada (sem excessos e futuros desperdícios) e no aproveitamento integral dos alimentos (usando partes não tradicionais dos alimentos que são comestíveis e contém nutrientes, como a casca, o talo e etc.).

E aí? Você pratica ou não o consumo consciente? Se a resposta for não, aproveite para começar a partir de agora com novos hábitos. E se você já consome com consciência e responsabilidade continue fazendo a sua parte. O planeta agradece!

Gostou de nosso artigo? Se sim, compartilhe com seus amigos e comente abaixo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados