Colégio Web

Vale a pena investir em imóveis?

Publicidade

Mesmo em tempos de crise, existem práticas que os brasileiros continuam fazendo. Ainda que de maneira mais retraída, eles continuam investindo o dinheiro que possuem em imóveis. A vontade ou sonho de aplicar o dinheiro que tem em mãos está presente na mente tanto de pessoas com muito dinheiro quanto dos que são donos de pequenos patrimônios.

Porém, a reflexão que fica é: o cenário econômico nacional vem mudando muito ultimamente, tem constante oscilação e depende de uma série de fatores políticos, sociais e financeiros que o Brasil passa. Portanto, vale a pena investir o dinheiro (às vezes, o único que tem e que foi guardado por um período) em imóveis?

Vale a pena investir em imóveis

A probabilidade de investimentos

Os investimentos em imóveis sempre foram opções válidas e que permearam a mente dos brasileiros. Basta abrir um jornal para ver o quanto essa prática já virou uma espécie de “cultura” entre a população.

A boa notícia é que não é preciso fortunas para ter o interesse no investimento. Para aqueles com rendas menores, investir em uma casa grande pode ser uma opção rentável, tanto para a venda do imóvel como para um posterior aluguel.

As populações e áreas urbanas cresceram muito no país nos últimos anos, isso somado a alta demanda de moradias que, muitas vezes, não são supridas adequadamente e o fantasma da inflação faz com que esse tipo de investimento fique muito valorizado. Então, quando é possível ter um dinheiro a mais, as pessoas logo pensam em investi-lo nos imóveis.

Vale a pena investir?

Vale a pena investir em imóveis

Dados os motivos pelos quais as pessoas optam pelo investimento é possível afirmar que vale sim a pena investir nesse segmento. Porém, assim como em toda prática, será preciso se atentar a detalhes importantes e perceber que o mercado não é uma via de tráfego simples. Está ficando cada vez mais disputado e as pessoas estão se especializando.

Ultimamente, o mercado imobiliário tem se tornado um lugar cada vez menos adequado para os amadores no assunto, isso porque se tornou muito disputado devido ao grande interesse das pessoas. Assim, são poucas as que conseguem, de fato, ter ganhos relevantes no mercado.

Logo, fazer esse tipo de aplicação de seu dinheiro exige muito cuidado, uma espécie de especialização sobre o tema. Isso quer dizer que um investimento em um imóvel exige da pessoa tanto cuidado quanto um na Bolsa de Valores, por exemplo, mesmo que haja diferenças e particularidades muito acentuadas entre os dois mercados.

A questão é que o mercado imobiliário tomou dimensões gigantescas e a tendência com o passar tempo é que apenas os mais qualificados conseguirão enxergar as boas oportunidades.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados