O homem aperfeiçoou várias técnicas de produção do papel. Cada matéria-prima utilizada pode desenvolver um papel diferente, servindo para diversas finalidades. Com o grande avanço da escrita a partir dos tempos, o homem não parou mais de escrever. Foi aperfeiçoando as técnicas de produção e as de escrita.

Durante toda a história, o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar, e isso ocorreu por meio dos desenhos, da escrita e das artes. Dessa forma, novos tipos de papel tiveram que surgir para que abraçar todo esse novo mundo de ideias.

Tipos de papel

Tipos de Papel

O papel é utilizado para várias atividades. Ele serve de inspiração para o artista, para você e para quem gosta de desenhar, pintar e escrever. Nele, colocamos os nossos sonhos, nossas inspirações, nossa arte e nossa cultura. Existem vários tipos de papel e cada um para uma determinada finalidade. Tem o fino, grosso, de seda, crepom, manteiga, carbono, sulfite e muitos outros. Os artistas utilizam-os para interpretar e retratar as suas obras.

O papel na pintura

Para realizar uma pintura, é necessário escolher, primeiramente, o tipo de tinta, para depois escolher o papel mais adequado.  Se for usar aquarela, devemos escolher um mais grosso, para não vazar na folha aparecendo do outro lado. Da mesma forma, para a utilização da tinta guache, da tinta plástica e outras.

O papel no desenho

Para desenhar, o papel precisa também ser adequado ao material que será usado. Podemos usar diversos materiais como o lápis de cor, giz de cera, canetinha, lápis pastel, carvão, lápis de grafite e muito outros. Basta usar as técnicas adequadas para cada tipo de papel e você descobrirá que o resultado para cada um é bem diferente.  Misture os materiais e obtenha um lindo desenho! Na dúvida, vá de sulfite mesmo, que é o mais barato e mais comum.

A gravura sobre o papel

A arte da gravura é uma técnica usada pelos artistas, que consiste em imprimir uma imagem apertando a folha de papel sobre um rolo. Para ela, também é preciso um papel especial. Você sabia que a litografia é um tipo de técnica de gravura usada para reprodução de desenhos ou da escrita?

Agora que você já aprendeu muitas coisas sobre desenhos e artes em geral, chegou o momento de você ser artista. Tire a tarde de folga e coloque todas as suas ideias no papel!