Colégio Web

Os segredos dos óleos essenciais

Publicidade

Os óleos essenciais são fonte de energia viva. Eles servem as necessidades das plantas e do ser humano.

As plantas medicinais são usadas pelos seres humanos desde antes do registro da história. Aproximadamente, 5000 a. C evidências comprovam o uso das plantas para alívio de doenças, como forma de odorantes e como afrodisíaco.

Para que servem os óleos essenciais?

Atualmente, encontramos os óleos essenciais nos cosméticos, na gastronomia, na medicina alternativa ou terapêutica como a Fitoterapia, os Florais de Bach, a Homeopatia, a Aromaterapia, entre muitas outras, além de ser usado na indústria farmacêutica.

Os óleos essenciais atuam como curadores e promotores de ajuda para diversas doenças. As propriedades medicinais das plantas agem também como substâncias odorantes (aromatizantes).

São essenciais para o processo vital da planta viva, por isso chamamos de essenciais. As essências são extraídas de diferentes partes das plantas aromáticas e passam por diferentes processos de extração. Como por exemplo: a lavanda, a mirrha, o limão, a laranja, a rosa, a camomila, a erva-cidreira, a erva-doce, o gerânio, o jasmim, o patchouli, o cedro, o mandarim, o gengibre, os eucaliptus entre muitos outros.Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são muito usados para dar aroma e sabor. Aroma aos produtos industrializados na área de cosméticos como xampu, sabonetes, cremes, óleos para a hidratação da pele.

Na gastronomia como fonte de aroma e sabor aos alimentos. Usado no preparo de pratos deliciosos e saborosas bebidas. Como é o caso de temperos, molhos, saladas, sucos, chás, cafés, licores e vinhos.

Processos de extração

São diversos os processos de extração dos óleos essenciais das plantas. A destilação é o método mais comum de extração. Os métodos básicos são: processos de destilação (água, vapor, água e a vapor, hidro-difusão), processos de expressão (processo esponja, abrasão a máquina, écuilier à piquer) e extração com solventes voláteis (água ou álcool).

Na maioria das vezes não se retira grande quantidade de óleo essencial extraído das plantas, por isso o preço é elevado.

Precauções

Os óleos essenciais são produtos naturais, mas não podem ser utilizados diretamente na pele, pois podem causar irritação e alergia.

É sempre recomendado um teste para saber se pode ser usado ou não. Um médico especialista deve ser consultado para avaliar a necessidade e diagnosticar de forma adequada a quantidade, a frequência e o modo de utilização.

Nunca exponha a pele ao sol após passar óleos essenciais, pois podem causar manchas na pele, além de que alguns óleos ainda podem acelerar a penetração dos efeitos dos raios do sol na pele causando queimaduras.

Atenção: os óleos essenciais somente atuam e agem em benefício da saúde quando encontrados na sua fórmula em 100% puros. Portanto, é muito importante que na hora da compra você saiba a procedência. Obtenha sempre a indicação de um especialista. A indicação de uma amiga pode não fazer o mesmo efeito em você. Confie em marcas renomadas e confiáveis.

Não são aconselháveis para mulheres grávidas e crianças com menos de três anos de idade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados