Colégio Web

Qual a relação entre o espirro e a claridade?

Publicidade

A gente espirra o tempo todo, isso é um fato. Seja por causa de alergias ou motivos que realmente não conseguimos entender, a verdade é acabamos espirrando diversas vezes ao dia. E uma das piores sensações que existem é a de querer espirrar mas simplesmente não conseguir.

Enfrentando essa situação, todo mundo já ouviu o seguinte conselho: “olha para a luz!”. Se você o seguiu, você pode perceber que olhando para o sol ou para uma lâmpada você conseguiu espirrar com muito mais facilidade. Mas você já parou para pensar por que isso acontece?

E é exatamente para mostrar a você o motivo por trás desse conselho que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o assunto.

Espirro VS. Claridade

espirro e a claridade

A grande verdade é que não existe um motivo comprovadamente científico e completamente aceito para explicar porque espirramos com muito mais facilidade quando encaramos alguma superfície luminosa, como lâmpadas ou o próprio sol.

Porém, existe uma hipótese que é mais aceita entre outras para explicar esse fenômeno. Para explicar a relação entre espirro e claridade ela relaciona o feito de espirrar com facilidade olhando para a luz de reflexo cruzado.

Explicando melhor, a hipótese diz que nós conseguimos espirrar quando olhamos para superfícies luminosas porque as mensagens visuais que são enviadas para o nosso cérebro passam muito próximas daquelas que são enviadas pelo nervo olfativo e também pelo nervo trigêmeo, que é responsável por comandar a contração dos nervos da mucosa nasal, o que acaba por estimular o mecanismo do espirro.

Por enquanto, essa é a melhor explicação que temos sobre a relação entre o espirro e claridade e que é defendida por uma série de especialistas no assunto. Porém, nunca se sabe se em um futuro próximo algum outro cientista vai conseguir provar que essa relação acontece de outra maneira, criando assim uma hipótese mais aceita no universo cientifico.

Qual a relação entre o espirro e a claridade

Mas com tudo isso podemos ter certeza de uma coisa. Que se a vontade de espirrar bater e você simplesmente não conseguir colocar o espirro para fora, procure uma lâmpada ou o sol e olhe fixamente para ele, isso vai ajudar e muito você a espirrar. A explicação a gente pode não ter ainda a completa certeza, mas que a relação existe acontece isso é um fato e ninguém pode negar.

Afinal de contas, só quem se sentiu aliviado após olhar para a luz depois de tentativas infrutíferas de colocar um espirro para fora, sabe que a técnica realmente funciona e alivia e muito o nariz depois de soltar aquele espirro que estava preso e incomodando e muito durante horas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados