Colégio Web

Qual a importância do ar?

2Uma substância vital que passa por dentro da nossa narina no momento da respiração e nos mantém vivos: o ar. Elemento essencial para que todo o nosso corpo funcione bem.

Publicidade

A boa respiração, de acordo com os especialistas, pode até mesmo curar diversas doenças. Especialmente no atual contexto de imensa poluição dos espaços, respirar bem passa a ser um ato contínuo de saúde.

E quais informações temos sobre esse excelente personagem chamado de ar? Que ele não pode ser tocado, não vai apresentar gosto, cheiro ou cor. O ar é formado pela combinação de vários gases. O nitrogênio é um deles e vai ser predominante na composição geral. Em segundo lugar, aparecem o gás carbônico e o oxigênio.

Afora esses compostos, há outros que surgem em menor quantidade. O ar estará formado em pequenas gotas com poeira, água ou mesmo elementos que contenham vírus, micro-organismos e bactérias. No momento em que ocorre a respiração, o nariz humano acaba filtrando todas essas pequenas partes e organismos menores. Sem essa filtragem, nosso corpo poderia estar correndo sérios riscos. É nesse momento de filtragem que cada um de nós forma a famosa meleca. Que nada mais é do que tais substâncias associadas ao muco produzido na região do nariz.

Quais as funções do ar em nosso corpo?

1O ato de respirar faz com que o organismo envie ar para o pulmão. Ali mesmo ele retira quantidades boas de oxigênio que se trata do elemento essencial para a manutenção da vida. É na hora da respiração que o organismo começa a liberar gás carbônico e alguns outros componentes do ar. É o momento da inspiração e expiração. E quais as outras funções do ar? Confira abaixo:

– Quando estamos em movimento, passamos por maravilhosas sensações de frescor;
– Com o ar, conseguimos falar normalmente e emitir os sons a partir do contato do ar com o conjunto de pregas vocais que possuímos.
– O vento acaba permitindo a dispersão das sementes e gerando novas produções agrícolas.
– Permite a distribuição da chuva.
– Um velejador só exerce o seu ofício e usa remos e motores por conta da permissão do ar.
– Uma bola, pneu, bóia ou balão também passa pelo ar até se completar.

Depois de compreender todo esse processo e importância do elemento ar, você deve estar se perguntando o que acontece quando constatamos o alto nível de poluição do ar a que estamos submetidos diariamente. Se a qualidade não é boa, nada mais previsível de que iremos desenvolver problemas de saúde. Vem daí as várias doenças que possuem origem na ação dos micro-organismos nocivos que estão no corpo humano. Quando os seres invasores não conseguem ser filtrados pelo nariz ou acabam sendo ingeridos pela boca, estamos sim em uma situação desconfortável. Os níveis de fumaça que são liberados diariamente pelos carros ou mesmo indústrias levam às graves conseqüências para os seres vivos. É o caso das intoxicações e alergias. Só o próprio homem pode resolver o impasse da poluição do ar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados