Colégio Web

Qual a função da umidade do ar?

2Em tempos de tantas variações climáticas, quase sempre ouvimos falar da umidade do ar. Ela serve para nos deixar mais refrescados? De onde vem os parâmetros para medir a umidade do ar? Nós não conseguimos enxergá-la, mas a umidade do ar existe diante de nós em formato de água. Mas, isso é possível? Se não conseguimos observar a olho nu, o que acontece então? É uma água em formato diferenciado, não líquido. A água da umidade do ar vai se apresentar em formato gasoso e está em todo o ar que respiramos. São diversas gotículas de água que ocupam a atmosfera.

Publicidade

E qual a importância desse elemento? Auxiliar na nossa respiração. Você já deve ter ouvido falar que quando há queda nos índices de umidade em algumas regiões, a população começa a sentir as consequências do ar permanecer muito seco. Por conta desse fenômeno, alguns indivíduos passam a ficar com dificuldades respiratórias. Além de causar prejuízos à saúde, a umidade elevada do ar vai acabar exercendo diversas outras influências sobre os aspectos climáticos.

Mas, para compreender esses elementos, também é preciso pensar em um outro conceito climático: o de amplitude térmica. O termo vai designar as diversas variações de temperatura, as diferenças em maior ou menor grau a depender da localidade, do período e do tempo.

Amplitude térmica influencia umidade

1Vamos observar um exemplo: se hoje, em seu município, as menores temperaturas forem de 18ºC e a maior de 28ºC, o que teremos? Uma diferença de 10ºC. Esse, portanto, será o valor da amplitude térmica naquele local. É um número que mostra a variação da temperatura ao longo do dia.

Podemos concluir que a umidade do ar vai interferir no clima e modificar a amplitude térmica em relação ao modo inverso. Explicando melhor: quanto mais umidade do ar tivermos, menores serão as amplitudes térmicos. Da mesma maneira, quanto menores forem as umidades, maiores amplitudes serão observadas. Ou ainda: se tivermos mais umidade em um ambiente, teremos menor temperatura ao longo desse período.

Em uma área de deserto, por exemplo, a temperatura vai variar bastante. A influência da areia acaba sendo bem ampla. Já que a umidade nessas áreas é bem mais baixa, não haverá nada que consiga conservar a temperatura. Ela, portanto, vai variar de 50ºC nos momentos do dia e da noite. Em um local mais úmido, como é o caso da Floresta Amazônica, a temperatura vai se manter conservada por mais tempo. Nesse c aso, pode variar até, no máximo 3ºC ou 4ºC ao longo de todo o dia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados