O sigla KPI é oriunda do termo em inglês Key Performancer Indicator, isto é, quando falamos de KPI estamos falando em Indicador-chave de performance. A importância dele é relevante, pois ele ajuda a indicar se uma determinada ação ou conjunto de iniciativas estão atendendo aos objetivos delineados inicialmente por uma organização. Esses indicadores auxiliam a manter a visão e missão da empresa alinhadas, além de facilitar a correção de algo que não esteja de acordo com o esperado. Isso ocorre, pois através dos KPI’s é possível medir indicadores dos mais diversos tipos. A seguir, vamos falar sobre alguns deles, além de explicitar de uma vez por todas o que são KPI’s.

KPI não é métrica!

KPI

Os termos são próximos e por vezes acabam gerando confusão àqueles que não são da área. A diferença principal entre eles é a seguinte: quando falamos em métrica estamos falando apenas em medir algo, o valor daquilo que se mede. Já o KPI ele é um valor que serve como base para a sua empresa. Através do referencial do KPI sabemos se a empresa está próxima ou longe de seu objetivo e também com auxílio dele medidas são tomadas para que as metas da empresa sejam atingidas dentro dos prazos pré-estabelecidos.

A escolha do KPI é feita de acordo com o que se quer alcançar na organização, a partir de um valor escolhido, isto é, de uma métrica determinada, ela deixa de ter esse nome e passa a ser um KPI dentro daquele cenário.

Itens para a escolha de um bom KPI

Entendemos já de forma breve do que se trata o KPI. Agora vamos listar 5 importantes itens que devem ser seguidos na escolha de um KPI. Através deles se garante que o indicador montado está de acordo com as políticas e objetivo da empresa e, portanto, será de fato eficaz.

KPIs

KPI or Key Performance Indicator as Concept

• Relevância: esteja certo que o KPI utilizado tem de fato relevância para seu objetivo. Alguns KPIs acabam sendo medidos de forma secundária. Fique atento para que ele não acabe ficando no plano principal e atrapalhando no resultado.
  • Importância: como falamos anteriormente, o KPI deve estar alinhado diretamente com o objetivo do seu negócio. Se ele não for de fato importante para atingir o seu objetivo, sua força se reduz consideravelmente.
  • Ser periódico: não se pode medir o KPI uma única vez e achar que ele servirá pra sempre. O cenário da empresa muda constantemente e é importante que o KPI acompanhe essas alterações.
  • Ajudar nas escolhas: se um KPI não está ajudando de forma relevante em escolhas essenciais, ele deve ser revisto. Ele precisa ajudar a organização a realizar escolhas inteligentes para seu futuro, do contrário, sua utilidade é quase anulada.
  • Ser mensurável: por fim, mas não menos importante, não adianta imaginar um indicador ideal e não ser possível medi-lo, certo? Trabalhe dentro de sua realidade e com medições possíveis. Assim o KPI medido será o mais próximo do ideal e será de fato eficaz no cenário da sua empresa.