Colégio Web

Nanotecnologia

Publicidade

 

A nanotecnologia é o ramo da ciência que pode criar novos objetos com qualidade maior do que os já existentes a partir da organização dos átomos. Tudo começou quando em 1959, durante uma palestra para a Sociedade Americana de Física, o físico americano Richard Feynman (1918-1988) começou a apresentar seu projeto de pesquisa.

Os estudos de Richard eram baseados na possibilidade de se conseguir organizar o conjunto de átomos da forma que ele quisesse. Entretanto, como tal desejo era muito avançado para o período, só depois de 30 anos a ideia ganhou forma. A ciência dos seres minúsculos trouxe a nanotecnologia à tona. A ideia de nanômetros está envolvida com o fato de um nanômetro (nm) vai equivaler a um bilionésimo de metro.

O que Richard Feynman perguntava era: o que vai acontecer se movermos os átomos? A resposta que ele obteve é a mesma que os cientistas atuais continuam a utilizar. De acordo com os pesquisadores atuais, por meio dessas manipulações com os átomos podemos construir um poderoso computador que cabe no bolso. Ou ainda inserir microssondas para realizar vários testes relacionados ao sangue do corpo humano. Tais levantamentos fazem várias previsões e suposições no meio científico. Elas acabaram tornando-se realidade tempos depois e, provavelmente, é o que acontecerá com outras pesquisas.

Quem utiliza a nanotecnologia?

Hoje, a nanotecnologia está presente em várias frentes de pesquisa. Além disso, também é bastante utilizada por vários setores industriais e de áreas estratégicas da economia. O desenvolvimento desse ramo da ciência é importante porque ajuda os países a pensar sua nova carteira de produtos. A nanotecnologia pode influenciar na recuperação da economia e crescimento econômico. Essas movimentações podem ser importantes para a criação de produtos inovadores que, se bem desenvolvidos, podem ser absorvidos pela própria indústria internacional.

Os riscos da nanotecnologia são ligados à nanopoluição. O que seria? A poluição gerada em função dos nanomateriais ou mesmo quando se confecciona e manipula tais átomos. As nanopartículas podem ser extremamente perigosas e levar a graves prejuízos do planeta já que podem ser difundidas por amplas distâncias. Não existe nanopoluente na natureza e, assim, quando a nanopoluição se manifesta não há como combate-la de forma rápida.

Eric Drexler

A Nanotecnologia está relacionada com a construção e estruturação de novos materiais a partir dos átomos. Esta é uma área que sempre permanecerá em desenvolvimento, mas que tem muitas chances de crescer ainda mais no meio científico.

Os principais materiais que a nanotecnologia utiliza para a criação de seus produtos são: pó antibacteriano, produtos para limpar materiais tóxicos, produtos cosméticos, microprocessadores, raquetes e bolas de tênis, dentre vários outros.

Depois da nanotecnologia, o cientista Eric Drexler (pai da nanotecnologia) criou o nano – dispositivos que constituem as células e regenera a imortalidade dos tecidos. Existe também a nanoterapia drexleriana (nanoterapia molecular) que é a construção de átomos que são úteis à vida humana.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados