Colégio Web

Melhores Artistas Brasileiros da História

Publicidade

O Brasil é um país de artistas muito talentosos, de várias áreas. Seja nas artes cênicas, plásticas, circo, música, enfim, muitos são os profissionais que criam arte, encantando plateias nacional e internacionalmente. Como uma pequena amostra desse fato, a seguir apresentamos alguns dos principais atores brasileiros de todos os tempos.

Melhores Artistas Brasileiros da História

Marco Nanini

Nascido em 1948, ele é o tipo do ator que faz sucesso em novelas, no cinema, no teatro, em séries, enfim, qualquer veículo parece pequeno para abarcar tamanho talento. Embora sua primeira paixão tenha sido pelos palcos, não tardou para que a TV reconhecesse seu brilho e popularizasse toda sua arte.

Começou ainda na TV Tupi e não parou nunca mais. Primando sempre pelo naturalismo em suas construções brilhantes, isso tende a aproximá-lo do público, pois não incorpora caricaturas, mas sim, traz para si toda a humanidade das personalidades que interpreta. Em uma carreira vitoriosa, já são mais de 14 novelas de TV, e mais de 30 filmes.

Tony Ramos

Este grande ator, também nascido no ano de 1948, é um criador de tipos nato, segundo diretores e colegas de profissão, que o elogiam ainda mais profundamente, falando que se trata de um dos poucos atores que, mesmo emendando um trabalho em outro, consegue se livrar totalmente de um personagem anterior para criar um novo, que em nada se assemelha a trabalhos que tenha feito.

Embora não seja uma presença muito constante nos palcos, sua formação é teatral, onde fez a Geni, na peça “Ópera do Malandro”, nos anos 1960 e recentemente, fez muito sucesso na pela “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”. Desde sua estreia na TV Tupi, no ano de 1965, parecia destinado ao sucesso. É inclusive raro termos um ano sem ver o ator nas telinhas, onde, em certos momentos, conseguimos apreciar sua arte em mais de um trabalho, simultaneamente, o que só realça seu inesgotável talento.

Lima Duarte

O veterano artista, nascido em 1930, se considera um ator inato.  Sua carreira já é forte desde a década de 1950, com a TV ainda sendo transmitida ao vivo. Ainda hoje, os espectadores mais experientes relembram antigos trabalhos do ator, com extremo carinho e respeito, louvando sempre seu talento.Em cada década que se passou, ao menos um trabalho antológico esse artista legou ao público, como em “O Bem Amado”, “Pai Herói” ou “Roque Santeiro” e “Salvador da Pátria”. São muitos os prêmios que permeiam sua carreira longa e exitosa, transformando –o em um verdadeiro ícone da interpretação no país.

Paulo Autran

“O Senhor dos Palcos”. Assim era descrito esse mestre, quando de seu falecimento, em 2007. Nascido em 1922, não demorou muito para que se tornasse um dos mais destacados atores brasileiros de todos os tempos, com uma carreira eminentemente teatral.

Não tinha grande apreço pela TV, o que não lhe deu grande popularidade, mas seu prestígio perante a classe artística e a crítica era inabalável. Foram mais de uma centena de espetáculos, muitos deles clássicos de autores como Shakespeare e Molière. Fez grandes filmes, como o clássico do cinema novo “Terra em Transe”, e participou de uma das novelas mais clássicas de todos os tempos “Guerra dos Sexos”;

Raul Cortez

Um dos grandes atores, de qualquer época, do Brasil. Nasceu em 1932 e se tornou um nome absolutamente seminal em nossas artes cênicas. Embora tenha começado a carreira no teatro, onde vivenciou espetáculos de enorme sucesso de crítica e público, na TV conseguiu enorme êxito de público, onde era tido como um charmoso ator, extremamente talentoso.

Chegou  a estar em três grandes sucessos de final dos anos 1980, com Brega e Chique, Mandala e, em 1990, em Rainha da Sucata. Foram sucessos avassaladores e consecutivos. Seu falecimento, no ano de 2006, deixa um espaço enorme em nossa cultura.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados