Colégio Web

Meio ambiente: conheça os 3Rs

1O que seriam os 3Rs da política ambiental? Trata-se de uma medida que diz respeito à diminuição da produção de lixo. É uma forma de incentivar as pessoas, com campanhas, para que elas poluam menos o espaço onde vivem. Incentivar o consumo consciente. Essa é a ideia. Manejar de forma sustentável todos os materiais que manipulamos ao longo da nossa caminhada pelo planeta Terra.

Publicidade

O termo 3Rs é uma forma de abreviar três diferentes medidas que as pessoas vão adotar para deixar o meio ambiente saudável: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Com essas três orientações, o meio ambiente vai manter uma preservação saudável e o lixo gerado será reduzido. Quando essa medida consegue preservar a natureza, automaticamente está trazendo benefícios a todos os humanos. Especialmente para as gerações futuras.

O que é reduzir?

Como o próprio nome indica, temos a necessidade de produzir menos lixo e colocar menos poluentes no planeta. É um consumo feito com mais cuidado e atenção à finitude dos recursos naturais. Confira abaixo alguns dos exemplos de redução.

Utilize sacola retornável ao invés de tantas sacolas plásticas;
Prefira copos e peças que possam ser reutilizadas ao invés de produtos descartáveis;
Conserte seus antigos objetos ao invés de comprar novos e produzir mais lixo;
Contenha o consumismo desenfreado de produtos que não lhe são úteis.

Aprenda a reutilizar

Algumas pessoas acreditam que a reutilização envolve coisas velhas e não mais possíveis de serem aproveitadas. Na verdade, você vai estar dando nova utilidade a um produto que seria jogado fora. É uma forma de evitar a produção de mais lixo. Ou ainda de gerar custos com a compra de novos produtos. É a redução do descarte. Vamos para a prática!

Aproveite a lata e monte um porta-lápis
Aquela garrafa plástica pode servir de pequenos assentos ou baldes de lixo
A água usada para lavar as roupas pode ser usada para lavar o quintal
Um móvel ou aparelho que não tem mais serventia pode ser consertado ou doado a outra família

Como reciclar?

2Para dar vida à reciclagem, basta que se transforme um produto não mais útil em um novo produto ou matéria-prima. Diferente da reutilização, ele passa por um processo até ser transformado em outro material. Ele vai ser, provavelmente, usado para outros fins. Vamos aos exemplos?

O papel ofício pode ser transformado em papel reciclado;
O plástico pode ser derretido e tornado outra peça
O pneu do carro pode ser trabalhado e passará a ser uma borracha que assumirá outras funções
A lata velha pode tornar-se um alumínio e até empregada como matéria-prima.

Deu pra compreender a importância da divulgação da política dos 3Rs? Se todos nós adotarmos essa consciência, muita coisa começa a ser mudada para que a sustentabilidade seja observada na prática. Não devemos esperar apenas das empresas e dos governos. O nosso papel começa em casa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados