Colégio Web

História da Bicicleta

Você sabia que a bicicleta passou por grandes modificações até chegar a ser o modelo que conhecemos atualmente? Conheça a história da bicicleta!

Publicidade

Você sabia que a bicicleta passou por grandes modificações até chegar a ser o modelo que conhecemos atualmente?

Inventores dedicaram grande tempo de suas vidas aperfeiçoando e inventando equipamentos e acessórios para permitir que a bicicleta fosse o que é hoje. Um meio de transporte eficiente, um ótimo e divertido brinquedo para as crianças e um objeto para a prática de esportes e atividades físicas. Vamos conhecer sobre essa fascinante história da bicicleta pelo mundo?

A evolução da bicicleta

Historia da Bicicleta

O homem criou a roda e a partir daí não mais parou de inventar meios para se locomover. A criação da bicicleta começou por volta de 1790, em Paris, pelo conde Mede de Sivrac. Ele ligou um pedaço de madeira a duas rodas e chamou de celerífero. O impulso para o movimento era realizado com os pés. Existem controvérsias com relação a essa criação e a existência do conde. Daí em diante a bicicleta só evoluiu.

Em 1816, o alemão Karl Friedrich Ludwig Christian inventou um transporte de duas rodas que podia ser dirigido, mas ainda sem pedais, seria a versão de um velocípede como se chamava na época.

Em 1839, um ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan decidiu criar um veículo próprio ao ver um veículo similar nas proximidades de sua casa. Por ser ferreiro, ele inventou algo que pudesse proporcionar a impulsão do veículo e criou bielas a roda traseira, as quais eram acionadas por alavancas que permitiam o movimento das rodas. Para melhor entendermos, ele colocou pedais na barra de ferro que ligava as rodas, permitindo o seu movimento. Assim nasceu a bicicleta, mas o seu inventor nunca patenteou o invento, que foi copiado por muitos outros mais tarde. Ele percorria com sua bicicleta em torno de dois quilômetros por dia para testar a sua mais nova invenção!

Em 1861, o também ferreiro, o francês Pierre Michaux adaptou a bicicleta construindo pedais presos ao pneu da frente, o que tornou o invento ainda mais perfeito! Em 1867, ele montaria a primeira fábrica de bicicletas para comercialização em série.

Dois anos mais tarde, o francês Pierre Lallement, fabricante de carrinhos de bebê, aperfeiçoou o modelo já existente alterando o design adaptando um mecanismo giratório e pedais fixos na roda dianteira. Ele registrou a patente do invento em 1866. A invenção foi um sucesso em todo o mundo, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos.

Com o passar dos tempos outros inventores foram adaptando o modelo já existente, aperfeiçoando e dando design diferenciado, permitindo maior agilidade e beleza ao invento.

A bicicleta além de ser um brinquedo para crianças foi e é o meio de locomoção mais usado em todo o mundo. Atualmente, no Brasil, existem vários fabricantes de bicicletas como a Caloi, a Monark, a Track & Bikes, e muitas outras pelo resto do mundo. Essas empresas buscam e investem com tecnologia avançada em seus produtos e cada vez mais qualidade nos serviços.

Bicicleta

Tipos de bicicletas

Os tipos de bicicletas são bem variados. Existem bicicletas comuns, motorizadas e elétricas.  São muitos os modelos, tamanhos, formatos e cores. Para crianças, há com personagens de desenhos animados, como Ben 10, Hot Weels, Monster high, Princesas, Barbie, entre outros. Para os adultos, modelos para a prática de esportes como Mountain Bike, e para a prática de atividades físicas a bicicleta ergométrica.

Vamos pedalar! É muito divertido!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados