Colégio Web

Dia da Não-violência

Publicidade

O que é violência?

Violência é qualquer ato ou ação que uma pessoa sendo com palavras, agressões, expressões e injustiças causa a outra pessoa com o intuito de ferir moral, psicológica ou fisicamente. O termo vem do latim violência que sendo amplo pode ter várias derivações como força, vigor, vis, ou seja, é a aplicação de força contra qualquer coisa. Existe também a violência explícita que é quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades.

Segundo o relatório de Júlio Jacobo, foram registrados em 2011 no Brasil 7.155 casos de estupro entre 10,4 mil casos de violência sexual (que incluem assédio e atentado violento ao pudor), a maioria praticada pelos próprios pais (além de padrastos) contra as filhas de 10 a 14 anos; ou por conhecidos próximos (como amigo ou vizinho) no caso de meninas de 15 a 19 anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, analisados pelo Mapa da Violência, a residência é o principal local de agressão declarado no socorro das vítimas de até 19 anos pela rede pública. Mais de 63% dos casos de violência ocorreram na residência e cerca de 18% acontecem na via pública.

Os dados analisados (relativos a 2010) também verificaram que a violência não se distribui de maneira uniforme pelo país. O estado de Alagoas, com a maior taxa de homicídios (34,8 homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes), é dez vezes mais violento que o Piauí (3,6 casos). Maceió é capital mais violenta (com 79,8 homicídios).

Tipos de violência

Infelizmente, na sociedade a violência é dividida por tipos, veja os mais comuns sofridos diariamente por milhares de pessoas.

  • Violência Doméstica
  • Violência Policial
  • Violência Sexual
  • Violência nos Esportes
  • Violência contra a mulher
  • Bullying
  • Negligência

Dia da não-violência

Esse dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em homenagem a Mahatma Gandhi que defendia a forma não-violenta de protesto.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados