Colégio Web

Curiosidades das estrelas cadentes

Publicidade

Quem é que nunca fez um pedido ao ver uma estrela cadente? É muito comum que em noites estreladas elas apareçam e deixar o céu ainda mais bonito. Muitas pessoas gostam de admirá-las, tirar fotos, e claro, fazer um pedido. Mas, afinal: o que são estrelas cadentes? As estrelas cadentes são um fenômeno luminoso que acontece na atmosfera terrestre por conta do atrito entre os corpos sólidos vindos do espaço, que são chamados de meteoritos.

O que são os meteoritos?

Estrela Cadente

Os meteoritos são pedras espaciais capazes de entrar na atmosfera com uma velocidade de 250 000 km/h e se incandescem devido ao atrito. Tudo isso ocorre a uma altura de aproximadamente 50 km da superfície da Terra, e dura apenas alguns segundos. Por isso, muitas vezes é comum que as mídias falem que vai passar uma estrela cadente no céu, e muitas pessoas correm para assistir ao fenômeno, já que este belo efeito natural passa em poucos segundos.

Alguns desses corpos acabam se desintegrando e ionizam o ar dando origem a um rastro luminoso. Outros, porém, conseguem atingir a superfície, algumas vezes causando estragos em casas e automóveis, esses são chamados de meteoritos, e são de grande importância astronômica.

Curiosidades das estrelas cadentes

Seja por acreditar que as estrelas representam um sinal de boa sorte, ou pelo simples espetáculo que elas são capazes de proporcionar, uma coisa é fato: todo mundo adora ver uma estrela cadente.  A rapidez com que estes objetos cruzam os céus e logo desaparecem é algo impressionante. A sua passada nada mais é do que um lampejo de luz que reflete na nossa frente, parecendo até mesmo cena de cinema.  E o mais engraçado, é que dificilmente mais de uma pessoa está olhando para o mesmo pedaço de céu no mesmo segundo.

Durante uma noite escura e praticamente sem nuvens é possível conseguir observar, cerca de dez estrelas cadentes dentro de um intervalo de uma hora. Algumas com um estrondo parecido ao de um trovão bem distante.

Cadente Estrela

As estrelas cadentes são muito conhecidas por se tratar de um clarão que passa muito rapidamente e que deixa muitas pessoas impressionadas com tamanha beleza proporcionada pelo efeito natural. Com isso, elas também são muito conhecidas por se tratarem de um momento mais do que especial para fazer algum pedido.

É que se nesta hora, fosse semelhante da qual cortamos o bolo no dia do nosso aniversário. A primeira fatia além de ser a hora de fazer um pedido, também deve ser dada para alguém para lá de especial e importante para nós, não é mesmo? E com as estrelas cadentes, isso também não é diferente. Muitas pessoas, desde as crianças até os adultos acreditam que em um dia com o céu repleto de estrelas, as cadentes são muito importantes e representam um significado muito especial.

Então lembre-se, que ao fazer um pedido para uma estrela cadente você também estará fazendo um pedido para uma pedra vinda do espaço que fatalmente se desintegrará.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados